
Olha só que coisa mais absurda: viralizou um vídeo supostamente dos Simpsons onde Homer, aquela figuraça, aparece comentando sobre Lula derrubando Trump do poder. Parece coisa de maluco, né? Mas é exatamente isso que tão tentando fazer a gente acreditar.
Pois é, galera. Esse trem não tem nada a ver com a realidade. O tal vídeo – que tá rodando solto por aí – foi totalmente fabricado usando inteligência artificial. E olha que a tecnologia tá ficando boa demais pra essas sacanagens.
Como descobriram a farsa?
Os especialistas em checagem deram uma olhada com lupa e perceberam várias coisinhas estranhas:
- A voz do Homer tá diferente – parece aqueles dubladores de fundo de quintal
- Os movimentos da boca não batem com as falas (parece aqueles filmes dublados antigos, sabe?)
- O cenário tem uns detalhes que nunca apareceram nos episódios originais
Pra piorar, quem acompanha os Simpsons sabe que a série nunca fez previsão política nenhuma sobre o Brasil. Isso aí é puro suco de invenção.
Por que tão espalhando isso?
Bom, eleição nos EUA tá chegando e sempre aparece uns malandros querendo confundir o público. Dessa vez pegaram dois nomes pesados – Lula e Trump – e jogaram no meio de uma teoria da conspiração sem pé nem cabeça.
O pior? Que tem gente caindo nessa como pato em lagoa seca. Mas calma lá, meu povo! Antes de compartilhar qualquer coisa, é bom dar uma pesquisada. Como diz o velho ditado: "Na internet, até o diabo posta com Wi-Fi".
E olha que curioso: os criadores do vídeo capricharam nos detalhes, mas esqueceram do básico. A Fox – dona dos Simpsons – já soltou nota dizendo que nunca produziu nada do tipo. Pronto, tá aí a prova cabocla de que é tudo invenção.