
As forças de segurança do interior do Rio de Janeiro divulgaram nesta quarta-feira (29) os resultados das operações realizadas para combater os chamados 'rolezinhos' na região. As ações, que mobilizaram policiais civis e militares, além de outros órgãos, visaram coibir a prática que tem gerado preocupação entre moradores e autoridades.
Números das operações
De acordo com o balanço apresentado, as operações resultaram em:
- Mais de 100 pessoas abordadas
- Diversos veículos apreendidos
- Aplicação de multas por infrações de trânsito
- Identificação de indivíduos com mandados de prisão em aberto
Estratégia de atuação
As equipes atuaram com reforço no policiamento ostensivo e com ações de inteligência para mapear os locais onde esses encontros costumam ocorrer. Segundo as autoridades, a abordagem foi preventiva e repressiva, com foco na manutenção da ordem pública.
Impacto na segurança
Os representantes das forças de segurança afirmam que as operações já mostram resultados positivos na redução de ocorrências relacionadas aos 'rolezinhos', que em alguns casos estavam associados a perturbação da ordem, depredação do patrimônio público e privado, e até mesmo a crimes mais graves.
A população tem sido convidada a colaborar com informações que possam auxiliar no trabalho das autoridades, através dos canais oficiais de denúncia.