
Parecia roteiro de filme mal escrito, mas era a pura realidade brasileira. O ex-presidente Jair Bolsonaro, segundo investigações do New York Times, teria orquestrado uma tentativa de golpe de Estado tão desastrosa que beira o ridículo.
Imagina só: após perder as eleições para Lula em 2022, Bolsonaro não teria simplesmente aceitado a derrota. Não mesmo. Ele teria começado a tramar nos bastidores – e olha que os bastidores foram movimentados.
Os Encontros Secretos que Não Deram em Nada
Reuniões com militares. Conversas com aliados. Um plano que, nas palavras de um assessor, "mais parecia improvisação de bar do que conspiração de Estado". O detalhe? Tudo teria sido tão mal organizado que nem mesmo seus próprios apoiadores mais radicais levaram totalmente a sério.
O jornal americano teve acesso a documentos e relatos de pessoas próximas ao ex-presidente. E o que revelam é constrangedor: reuniões que terminavam sem decisões, estratégias contraditórias e, no final, um grande fiasco.
O Dia em que Tudo (Não) Aconteceu
Havia uma data marcada, sabiam? Sim, Bolsonaro e seus aliados mais próximos teriam escolhido um dia específico para tentar dar o golpe. Mas quando chegou a hora... nada. Absolutamente nada aconteceu.
Por quê? Segundo as fontes, faltou coragem? Ou seria falta de apoio? Talvez ambos. O fato é que o plano – se é que podemos chamar assim – ruiu como castelo de cartas.
E olha que tem mais: alguns generais teriam dado para trás na última hora. Outros aliados políticos simplesmente desapareceram. Até seus advogados mais fiéis teriam ficado com medo das consequências.
As Provações Judiciais que se Avizinham
Enquanto isso, a Justiça brasileira não está brincando. Bolsonaro já responde a vários processos, e essa nova revelação do New York Times pode acrescentar mais lenha na fogueira.
O ex-presidente nega tudo, claro. Diz que é vitimização e perseguição política. Mas as evidências – pelo menos as que o jornal americano apresenta – parecem contar outra história.
Particularmente, acho difícil acreditar que tudo não passou de invenção. São muitas fontes, muitos documentos... mas vamos aguardar as investigações.
O Que Fica Dessa História Triste
No final das contas, o que temos é um capítulo vergonhoso da política brasileira. Uma tentativa de golpe que falhou redondamente, mas que revela o quanto nossas instituições democráticas ainda estão sob ameaça.
E pensar que tudo isso aconteceu enquanto o país tentava se recuperar de uma pandemia... é de cortar o coração.
O que vem por aí? Só o tempo dirá. Mas uma coisa é certa: Bolsonaro e seus aliados terão que responder por cada ação perante a lei. E o Brasil – espero – sairá mais forte dessa confusão toda.