Golpe da Maquininha: Nova Tática de 'Falso Presente' Engana Vítimas na Região de Piracicaba
Golpe da maquininha usa 'falso presente' em Piracicaba

Imagine receber um presente inesperado de um desconhecido. Parece bom, né? Pois é exatamente aí que mora o perigo. Na região de Piracicaba, uma nova modalidade de golpe está deixando muita gente com o bolso vazio — e acredite, a criatividade dos criminosos tá de dar inveja a roteirista de filme.

O Conto do Presente que Virou Pesadelo

Funciona assim: o golpista chega sorridente, diz que foi "sorteado" pra receber um presente (geralmente algo bobo como uma garrafa térmica ou caixa de chocolates). Aí, quando a vítima menos espera — puf! — vem a cobrança no cartão. "Mas como?!", você pergunta. Simples: eles usam maquininhas de cartão adulteradas pra fazer transações sem que o dono do cartão perceba.

Números que Assustam

Só nos últimos dois meses, a delegacia de Piracicaba registrou 17 casos — e olha que muita gente nem percebe que foi enganada até ver o extrato. "É um crime silencioso", diz o delegado Carlos Mendonça, que já tá até de cabelo em pé com tanta reclamação.

Como Não Cair Nessa Lorota

  • Desconfie de presentes de grego — literalmente. Se te oferecerem algo "de graça" na rua, já fica esperto.
  • Nunca entregue seu cartão pra estranhos, mesmo que seja "só pra cadastro".
  • Ative notificações do banco no celular — assim você descobre na hora se tentarem te passar a perna.

E aí, achou que era só mais um golpe bobo? Pois é, até eu me surpreendi com a cara de pau desses bandidos. Mas agora que você tá ligado, pode espalhar a voz — afinal, aviso dado é golpe evitado!