Brasília terá explosão de idosos até 2060: população com mais de 60 anos pode triplicar, diz estudo
DF terá triplicação de idosos até 2060, diz UnB

Parece que Brasília vai virar a "capital da maturidade" nas próximas décadas. Um estudo que tá dando o que falar, feito pela Universidade de Brasília (UnB), jogou um balde de água fria nos planejadores públicos: até 2060, o número de brasilienses com mais de 60 anos deve triplicar. Sim, você leu certo - não é aumento gradual, é um boom!

Os números são de arrepiar: enquanto hoje temos cerca de 300 mil pessoas nessa faixa etária, daqui a pouco mais de 35 anos esse número pode explodir para quase 1 milhão. E olha que não é achismo - os pesquisadores mapearam tendências de fecundidade, mortalidade e migração pra chegar nessa projeção.

O que isso significa na prática?

Bom, pra começar, vamos ter que repensar tudo:

  • Sistema de saúde sobrecarregado (e já não tá fácil hoje, né?)
  • Reforma urbana pra cidades mais acessíveis
  • Mercado de trabalho adaptado pra quem quer (ou precisa) trabalhar depois dos 60
  • E o pior: previdência social sob pressão extrema

"É uma bomba-relógio demográfica", comenta um especialista que preferiu não ser identificado. "Se não começarmos a nos preparar agora, vamos colher os frutos amargos da negligência."

E por que isso tá acontecendo?

Ah, aí tem um combo de fatores:

  1. As pessoas tão vivendo mais (graças aos avanços da medicina)
  2. Os jovens tão tendo menos filhos (quem pode bancar criança hoje em dia?)
  3. Brasília atrai aposentados de outros estados (e quem não quer viver na capital com aposentadoria?)

E tem um detalhe curioso: enquanto o DF envelhece rápido, outras regiões do país ainda têm crescimento jovem. Isso pode criar um gap social dos grandes no futuro.

Pra fechar com chave de ouro (ou seria de preocupação?), os pesquisadores alertam: "Não adianta chorar sobre o leite derramado. Ou agimos agora, ou vamos passar aperto feio lá na frente". E você, tá preparado pra essa Brasília do futuro?