TSE vota pela cassação de Cláudio Castro: Governador do RJ e presidente da Alerj podem perder mandatos
TSE vota cassação de Cláudio Castro e presidente da Alerj

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) viveu um momento histórico nesta terça-feira que pode redefinir o cenário político do Rio de Janeiro. A ministra relatora Isabel Galotti votou pela cassação do governador Cláudio Castro e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar.

O voto que pode mudar o Rio de Janeiro

O caso analisado pelo TSE envolve supostos abusos de poder político e econômico durante as eleições de 2022. Segundo a relatoria, haveria indícios de uso irregular da máquina pública em favor da campanha eleitoral, configurando violações à legislação eleitoral.

A decisão da ministra Galotti representa um duro golpe para a cúpula do poder fluminense e coloca em xeque a estabilidade política do estado. Se confirmado pelos demais ministros, o estado do Rio de Janeiro poderá ter novos comandantes tanto no Executivo quanto no Legislativo estadual.

Repercussão imediata

O plenário do TSE acompanhou atentamente a leitura do voto da ministra relatora. A expectativa agora é pelos demais julgadores, que ainda devem se manifestar sobre o caso. A decisão final depende da maioria dos votos dos ministros que compõem a corte eleitoral.

"Este é um dos processos mais importantes em tramitação no TSE atualmente", analisam especialistas em direito eleitoral. "A decisão terá impacto direto na governabilidade do segundo maior estado do país."

O que significa a cassação?

Caso o TSE confirme o voto da relatora, Cláudio Castro e Rodrigo Bacellar:

  • Perderão imediatamente seus mandatos
  • Ficarão inelegíveis por determinado período
  • Abrem espaço para sucessão conforme regras constitucionais

O julgamento continua sob os olhos atentos de todo o Brasil, que aguarda para ver se os demais ministros seguirão o entendimento da relatora ou se haverá divergências que possam alterar o destino dos políticos fluminenses.