DOC x DOCG: Descubra as diferenças entre as classificações de vinhos e como escolher o melhor
DOC x DOCG: diferenças entre classificações de vinhos

Se você é um apreciador de vinhos, já deve ter se deparado com as siglas DOC e DOCG nos rótulos das garrafas. Mas você sabe o que elas significam e como influenciam na qualidade do vinho? Vamos desvendar essas classificações e ajudar você a escolher a melhor opção para o seu paladar.

O que significa DOC?

A Denominação de Origem Controlada (DOC) é uma classificação que garante que o vinho foi produzido em uma região específica, seguindo normas rígidas de produção. Isso inclui o tipo de uva utilizada, os métodos de cultivo e o processo de vinificação.

E o DOCG?

Já a Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG) é um selo ainda mais exclusivo. Além de seguir todas as regras do DOC, os vinhos DOCG passam por análises químicas e sensoriais antes de serem comercializados. Essa é a classificação mais alta na Itália, por exemplo, e indica vinhos de altíssima qualidade.

Principais diferenças

  • Região de produção: DOCG é mais restritiva que DOC.
  • Controle de qualidade: DOCG exige testes adicionais.
  • Prestígio: DOCG é considerado superior no mercado.

Como escolher o melhor vinho?

Se você busca qualidade e tradição, os vinhos DOCG são a melhor opção. Porém, os DOC também oferecem excelentes opções, muitas vezes com melhor custo-benefício. Experimente diferentes rótulos e descubra qual se adapta melhor ao seu gosto!