Ver-o-Peso da Cozinha Paraense: Festival em Belém é um Banquete de Sabores e Cultura
Festival Ver-o-Peso celebra cozinha paraense em Belém

Ah, Belém... Quem conhece sabe que a cidade respira cultura e sabor. E não é que a capital paraense está mais uma vez no centro das atenções gastronômicas? O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense começou com tudo – e digo, com TUDO mesmo – neste fim de semana.

Imagine só: o maior mercado a céu aberto da América Latina se transformando em um palco gigante de sabores amazônicos. Até o próximo domingo, dia 8, o complexo Ver-o-Peso vai ferver com demonstrações culinárias, oficinas que ensinam truques regionais e, claro, aquela degustação que faz a gente se perder no tempo.

Uma Imersão nos Sabores da Floresta

Não é exagero dizer que esse festival é como mergulhar de cabeça na cultura alimentar da região. E olha, a programação – diversificada pra chuchu – vai muito além de apenas comer bem (que já é ótimo, convenhamos).

Quarta-feira tem coisa boa vindo por aí: uma oficina focada na temática indígena, mostrando como os saberes tradicionais se misturam com os ingredientes locais. Na quinta, a vez é da famosa maniçoba, esse prato que exige paciência – mas que recompensa com um sabor inigualável.

Não Perca!

E tem mais, viu? Sexta-feira reserva uma aula sobre o tacacá, essa iguaria que divide opiniões mas conquista paladares. Sábado e domingo fecham com chave de ouro, celebrando a culinária paraense em toda sua grandeza.

O melhor de tudo? A maioria das atividades é gratuita. Sim, você leu certo: dá pra se deliciar com a cultura alimentar da Amazônia sem gastar uma fortuna. Algumas oficinas específicas pedem inscrição antecipada, então é bom ficar de olho.

Pra quem é de Belém, é quase obrigatório. Pra quem não é... Bem, tá aí uma excelente desculpa para visitar a cidade e descobrir por que a cozinha paraense é tão especial. Afinal, como dizem por aqui: "quem come, nunca mais esquece".