
Quem disse que hambúrguer de frango tem que ser sem graça? Se você tá cansado daquela versão seca e sem personalidade, segura essa receita que vai virar seu coração (e seu estômago) do avesso. E o melhor: sem frescura, com ingredientes que você já tem na cozinha.
Ingredientes que valem ouro
500g de peito de frango moído (fresquinho, por favor!)
1 ovo (aquele que tá quase vencendo na geladeira serve)
1/2 xícara de farinha de rosca (pode ser a daquela bolacha esquecida no armário)
1 colher de sopa de mostarda (a amarela básica mesmo)
1 colher de chá de alho picado (ou aquele pó que sua avó insiste em usar)
Sal e pimenta a gosto (mas seja generoso, hein?)
O toque mágico que ninguém conta
Mistura tudo numa tigela grande - e aqui vem o segredo: amassa com as mãos até ficar homogêneo. Sim, vai ficar grudento, mas é assim mesmo! Divide em 4 porções e forma os hambúrgueres com cerca de 2cm de espessura.
Dica de ouro: faz um furinho no meio com o dedo - parece estranho, mas isso evita que ele encurve na frigideira. Quem diria, né?
Na hora de fritar, atenção!
Aquece uma frigideira antiaderente (sem óleo, pode acreditar!) em fogo médio. Coloca os hambúrgueres e deixa dourar por uns 5 minutos de cada lado - não fica mexendo, deixa criar aquela crostinha maravilhosa!
Se quiser garantir o ponto perfeito, corta um no meio depois de pronto. O suco deve ser claro, não rosa! Nada de salmonela no cardápio, por favor.
Montagem criativa
Pão de hambúrguer? Clássico. Mas que tal inovar com pão árabe levemente tostado? Coloca uma folha de alface, o hambúrguer ainda quente, fatias de tomate e aquela maionese caseira que você jurou que ia fazer semana passada.
Dica bônus: se sobrar (duvido!), esquenta no dia seguinte com uma fatia de queijo por cima - micro-ondas resolve em 30 segundos. Café da manhã dos deuses!