Castração gratuita em Itapetininga: inscrições abertas para mutirão que evita superpopulação de animais
Itapetininga abre inscrições para castração gratuita de pets

Quem tem um bichinho de estimação sabe: cuidar da saúde deles é tão importante quanto cuidar da nossa. E em Itapetininga, a prefeitura está dando uma mãozinha pra quem quer evitar aquela superpopulação indesejada de animais. A partir desta semana, estão abertas as inscrições para o mutirão de castração gratuita – e olha, a procura costuma ser grande, então é bom não deixar pra última hora.

O projeto, que já virou tradição na cidade, tem como objetivo controlar a reprodução desenfreada de cães e gatos. Afinal, quantas vezes a gente já não viu aquelas ninhadas abandonadas por aí, né? É de cortar o coração. E a solução, muitas vezes, começa com medidas simples como essa.

Como funciona?

  • As inscrições começaram nesta segunda-feira (21) e vão até o dia 28 de julho
  • Podem participar cães e gatos a partir de 4 meses de idade
  • O procedimento será realizado por uma equipe veterinária especializada
  • Os animais receberão todos os cuidados pós-operatórios necessários

Pra quem tá pensando "mas será que dói?", fica tranquilo. A técnica é segura, e os bichinhos se recuperam rapidinho – em poucos dias já estão de volta às travessuras de sempre. E o melhor: além de evitar crias indesejadas, a castração traz outros benefícios, como redução de riscos de certas doenças e até mesmo um comportamento mais tranquilo em alguns casos.

Onde se inscrever?

Os interessados devem comparecer pessoalmente ao Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Rua das Flores, 123, no centro da cidade. É preciso levar documento de identificação e comprovante de residência em Itapetininga. Ah, e não esqueça do seu pet, claro!

As cirurgias serão realizadas entre os dias 5 e 9 de agosto, em um esquema bem organizado pra atender todo mundo sem tumulto. A prefeitura estima que cerca de 200 animais serão beneficiados nesta edição do mutirão.

Vale lembrar que, além de ser uma ação importante pra saúde pública, esse tipo de iniciativa ajuda a reduzir o número de animais abandonados nas ruas. E convenhamos: todo mundo sai ganhando – os bichos, os donos e a comunidade como um todo.