
Parece que a capital mineira está levando a sério aquele papo de "cidade mais segura". Nesta quinta (8), a administração municipal soltou o verbo: 500 vagas para guardas municipais serão preenchidas nos próximos 12 meses. E olha que não é promessa de político em ano eleitoral - já tem edital saindo do forno.
Quem acompanha o noticiário sabe: BH anda precisando mesmo de um reforço na segurança. Só no primeiro semestre, os índices de criminalidade subiram como pipa em dia de vento. A prefeitura garante que esses novos agentes vão atuar principalmente nas áreas mais críticas - e aí a gente já sabe quais são, né?
Como vai funcionar?
O processo seletivo promete ser um dos maiores dos últimos anos. Eis o passo a passo:
- Inscrições abertas ainda neste mês
- Provas teóricas em outubro (e olha lá, tem que estudar legislação e português)
- Testes físicos que vão separar os "feras" dos "fominhas"
- Curso de formação de 3 meses para quem passar
O salário? Bem, não vai deixar ninguém rico, mas tá na média: R$ 3.200 mais benefícios. Melhor que muita vaga por aí, convenhamos.
Onde esses guardas vão atuar?
Segundo fontes da prefeitura, o esquema é o seguinte:
- 60% do efetivo vai pra rua mesmo, fazendo patrulhamento
- 30% fica responsável por pontos estratégicos (estações de metrô, parques, etc)
- Os 10% restantes vão compor equipes especiais
E tem uma novidade: parte da turma será treinada especificamente para mediação de conflitos urbanos. Alguém aí lembrou daquela briga feia por vaga de estacionamento semana passada?
Ah, e pra quem tá pensando em se candidatar: o edital deve sair até o fim do mês. Melhor ir alongando os músculos e revisando a gramática, porque a concorrência promete ser daquelas de "cair o queixo".