Boom de negócios: Campinas registra salto de 19% na abertura de empresas em apenas um ano
Campinas tem alta de 19% em abertura de empresas

Parece que Campinas está virando a capital dos empreendedores! Segundo os números mais recentes da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), a cidade deu um verdadeiro salto no número de novos negócios – coisa de 19% a mais comparado ao ano passado. Não é pouca coisa, hein?

Enquanto muita gente ainda torce o nariz pra crise, os campineiros mostraram que sabem fazer acontecer. Só no primeiro semestre deste ano, foram mais de 8 mil empresas abertas na região. Um ritmo que deixaria até as formigas trabalhadoras com inveja!

O que está impulsionando esse crescimento?

Olha só que interessante:

  • Setor de serviços lidera com folga – parece que todo mundo tá precisando de alguma coisa, desde consertos até consultorias especializadas
  • Tecnologia e inovação não ficam atrás, com startups brotando como cogumelos depois da chuva
  • E o melhor? Até o comércio tradicional tá segurando as pontas, mostrando que ainda tem gás

"A gente tá vendo uma movimentação diferente", comenta um especialista que prefere não se identificar. "Depois da pandemia, o pessoal parece que perdeu o medo de arriscar." E os números provam que a aposta está valendo a pena.

Para onde vai esse trem?

Se continuar nesse ritmo, Campinas pode virar um caso de estudo em desenvolvimento econômico regional. Já pensou? A cidade que já é polo tecnológico agora mostrando que também sabe ser terra fértil para pequenos e médios negócios.

Claro que nem tudo são flores – o custo de manter uma empresa ainda assusta muitos, e a concorrência tá ficando acirrada. Mas, como diz o ditado, "água mole em pedra dura..." E os empreendedores campineiros parecem ter levado isso ao pé da letra.

Uma coisa é certa: quem duvidava da força da economia local precisa rever seus conceitos. Campinas tá mostrando que, mesmo com ventos contrários, sabe navegar e chegar a porto seguro. E você, já pensou em abrir seu negócio por aqui?