Carnaval 2026: Apuração da Série Ouro define ascensão e rebaixamento no Rio
Apuração da Série Ouro do Carnaval 2026 acontece no Rio

Apuração da Série Ouro do Carnaval 2026 define futuro das escolas de samba no Rio

A tarde desta quinta-feira (19) marca um momento crucial para o carnaval carioca, com a apuração da Série Ouro do Carnaval 2026 em andamento. O evento, realizado pela Liga RJ, determinará quais agremiações ascenderão à elite dos desfiles em 2027 e quais enfrentarão o rebaixamento.

Disputa acirrada por uma vaga na elite

Um total de quinze escolas de samba compõem o grupo da Série Ouro neste ano, todas empenhadas em conquistar a única vaga disponível para a Série Especial, o ápice do carnaval do Rio de Janeiro. Paralelamente, duas agremiações serão rebaixadas para a Série Prata, considerada a terceira divisão do carnaval carioca, intensificando a tensão durante a apuração.

A apuração segue uma ordem específica para a abertura dos envelopes, quesito por quesito, começando por Alegorias e Adereços, seguido de Comissão de Frente, Fantasia, Evolução, Bateria, Samba-Enredo, Enredo, Mestre Sala e Porta Bandeira, e finalizando com Harmonia. Este último quesito, conforme sorteio realizado pela Liga RJ, servirá como o primeiro critério de desempate, caso necessário, acrescentando um elemento estratégico à competição.

Notas começam a ser reveladas

Até o momento, a Liga RJ já divulgou as notas do quesito Alegorias e Adereços, dando início ao processo de apuração nota a nota. Os resultados parciais estão sendo acompanhados de perto por torcedores e integrantes das escolas, ansiosos pelo desfecho que moldará o cenário carnavalesco dos próximos anos.

O Marquês de Sapucaí, palco tradicional dos desfiles, testemunhou o início da primeira noite da Série Ouro, com imagens capturadas que ilustram a grandiosidade do evento. A apuração, em atualização contínua, promete revelar surpresas e confirmar tradições no vibrante universo do samba carioca.