PF Desmantela Gigantesca Plantação de Maconha no Amazonas: 8 Mil Pés Destruídos em Operação de Impacto
PF destrói 8 mil pés de maconha em operação no Amazonas

Eis que a selva amazônica, normalmente palco de uma biodiversidade estonteante, revelou outro tipo de cultivo nesta quinta-feira (28). Um daqueles que só traz destruição. A Polícia Federal, num daqueles movimentos certeiros que a gente até torce para ver mais vezes, botou pra quebrar em uma operação de tirar o fôlego no interior do Amazonas.

O saldo? Simplesmente arrasador. Eles destruíram nada menos que oito mil pés de maconha – uma plantação de larga escala que prosperava escondida pela vastidão do estado. Imagina só a cena: agentes em meio ao verde intenso, enfrentando quem sabe que perigos, para cortar o mal pela raiz. Literalmente.

Não Foi Só Erva

Pois é, e tem mais. A operação, que foi batizada de 'Turquesa' (até que tem um nome bonito, né?), não se contentou em apenas eliminar a plantação ilegal. Os policiais federais também apreenderam um arsenal particular que deixaria qualquer um de cabelo em pé. Estamos falando de:

  • Dois rifles de pressão
  • Uma espingarda calibre 28
  • Uma carabina
  • E munição, é claro. Muita munição.

Isso tudo prova, e como prova, que o negócio era sério e provavelmente guardado a sete chaves por gente que não brinca em serviço. A apreensão das armas é um golpe duplo: além de desmantelar a produção das drogas, enfraquece a capacidade de violência desses grupos.

O X da Questão

Agora, me diz uma coisa: o que uma operação dessas faz? Além de tirar uma quantidade absurda de drogas de circulação – e olha, oito mil pés é MUITA coisa –, ela manda um recado claro. Um recado que ecoa pelas rodovias escondidas e pelos rios da região. A mensagem é que não adianta se esconder no lugar mais remoto do país. A lei vai te encontrar.

É uma vitória, sem dúvida. Daquelas que a gente comemora. Mas também é só mais uma batalha vencida numa guerra que parece não ter fim. Enquanto houver demanda, vai sempre ter alguém tentando suprir ela da pior maneira possível. Mas por hoje, a vitória é da PF. E a gente fica aqui na torcida para que operações como a 'Turquesa' se repitam. E muitas.