Candidato flagrado com celular durante exame nacional
Um candidato de 47 anos foi preso em flagrante neste domingo (9) durante a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. O caso ocorreu na Escola Tarcila Cruz Alencar, onde o homem tentou burlar o sistema de segurança do exame.
Como a fraude foi descoberta
Segundo a Polícia Federal, a primeira suspeita surgiu quando o detector de metais disparou na entrada da sala. O candidato, identificado como Orleundo Ferreira Teixeira, alegou que portava um dispositivo médico e foi autorizado a ingressar no local de prova.
No entanto, próximo ao término do exame, fiscais identificaram que o homem utilizava um aparelho celular não declarado, prática expressamente proibida pelo regulamento do Enem. Durante revista pessoal, os agentes encontraram também um rascunho com trechos digitalizados que poderiam ser utilizados na redação.
Consequências jurídicas
O preso foi autuado pelos crimes de fraude em certames de interesse público e estelionato. A defesa do acusado não foi localizada para se manifestar sobre o caso até o momento da publicação desta matéria.
No Ceará, mais de 275 mil candidatos se inscreveram para fazer o Enem 2025, que ocorre nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia de provas, os participantes resolveram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".
Vale destacar que, nesta edição, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará a aceitar o uso das notas das três edições mais recentes do Enem - 2023, 2024 e 2025 - para a seleção de candidatos em universidades públicas.