Cadete das Forças Armadas é detido por assediar policial em bloco de carnaval no Ibirapuera
Cadete detido por assediar policial em carnaval do Ibirapuera

Cadete das Forças Armadas é detido por assediar policial em bloco de carnaval no Ibirapuera

Um cadete das Forças Armadas foi detido durante um bloco de carnaval no circuito do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, após assediar uma policial militar na terça-feira (17). O incidente ocorreu enquanto foliões acompanhavam o cortejo do bloco Solteiro Não Trai, do cantor sertanejo Gustavo Mioto, em meio à agitação típica da festa.

Detalhes do assédio e resistência à abordagem

De acordo com apurações da TV Globo, o homem enviou beijos e fez gestos de coração em direção à profissional, que monitorava o fluxo de foliões de uma torre de observação. Ele ignorou ordens para interromper a atitude e foi abordado pela equipe policial. Nesse momento, conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o cadete ofendeu verbalmente os policiais, recusou-se a apresentar documento de identificação e investiu fisicamente contra a equipe.

"Técnicas de contenção e algemas foram utilizadas para resguardar a integridade da equipe e do próprio abordado", afirmou a pasta em nota oficial. O militar foi levado ao 27º Distrito Policial, no Campo Belo, para registro da ocorrência. A SSP informou que a Polícia do Exército foi comunicada e "tomou as medidas cabíveis" em relação ao caso.

Investigações e contexto de violência policial

O g1 questionou as Forças Armadas sobre se o cadete continua preso e se sua conduta será investigada internamente, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. Enquanto isso, a SSP não confirmou se o jovem que aparece apanhando em imagens de outro incidente no local é o mesmo militar detido.

Questionada, a pasta destacou que a ocorrência envolvendo o cadete do Exército foi o único caso de desacato e uso da força para prender uma pessoa no circuito do Ibirapuera. "Não foi encontrado nenhum outro caso com essas características", assegurou a secretaria. Este episódio ocorre em um contexto onde, como mostrou o g1, um grupo de policiais militares foi gravado agredindo violentamente um homem desarmado no mesmo local, ao lado de uma torre de observação da PM.

A detenção do cadete reforça a atenção sobre a segurança e o comportamento durante os festejos de carnaval, especialmente em grandes eventos como os realizados no Ibirapuera. As autoridades continuam a monitorar a situação para garantir a ordem pública e a integridade de todos os envolvidos.