
Imagine só: uma picape aparentemente comum, dessas que você vê todo dia nas ruas, carregando não ferramentas ou materiais de construção, mas nada menos que 103 quilos de ouro. Pois é, foi exatamente isso que aconteceu em Roraima, quando um empresário resolveu dar um "upgrade" bem questionável no porta-malas da sua Hilux.
A situação — que parece roteiro de filme — virou notícia depois que as autoridades descobriram que o veículo, registrado em nome de uma empresa de construção do Amazonas, estava sendo usado para transportar o metal precioso de forma ilegal. Detalhe: a Hilux nem era dele, o que só aumenta o tom surreal da história.
O que se sabe até agora?
Segundo as investigações, o tal empresário (cujo nome ainda não foi divulgado) estava circulando pela região quando chamou a atenção por comportamentos suspeitos. Não demorou para que a polícia decidisse dar uma olhada mais de perto no que ele transportava. E olha só o tamanho do pepino:
- A carga de ouro estava avaliada em milhões de reais — estamos falando de um valor que daria para comprar vários carros de luxo;
- A origem do metal ainda é desconhecida, mas tudo indica que vem de garimpos ilegais;
- A Hilux, por incrível que pareça, era de uma construtora legalizada, o que levanta questões sobre possível uso de empresas como fachada.
"É um caso que mistura audácia com falta de criatividade", comentou um delegado envolvido nas investigações, que preferiu não se identificar. "Usar um veículo de empresa conhecida para esse tipo de atividade é quase como entregar-se."
E agora, José?
O empresário já está respondendo pelo caso, e a construtora — que garante não ter envolvimento — corre para se distanciar do escândalo. Enquanto isso, as autoridades tentam descobrir de onde veio tanto ouro e para onde ele estava indo.
Uma coisa é certa: essa história vai dar muito pano pra manga. Afinal, não é todo dia que se vê uma picape transformada em "cofre sobre rodas" pelas estradas do Norte do país. Resta saber quantos outros casos assim passam despercebidos por aí...