
Uma situação de alerta foi registrada nesta terça-feira (9) no centro de São Paulo, quando uma granada foi encontrada em uma das áreas mais movimentadas da região. O artefato, no entanto, não representava perigo real, pois estava inativo, sem carga explosiva.
De acordo com informações preliminares, a granada foi localizada por transeuntes, que acionaram imediatamente as autoridades. A Polícia Militar isolou a área e acionou a equipe do Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate) para avaliar o objeto.
"O artefato foi recolhido e encaminhado para perícia. Felizmente, não havia risco de explosão, mas o protocolo de segurança foi seguido rigorosamente", informou um porta-voz da corporação.
O local onde a granada foi encontrada é conhecido pelo grande fluxo de pedestres, o que poderia ter gerado uma situação de pânico caso o artefato estivesse ativo. As autoridades ainda investigam a origem do objeto e como ele foi parar no local.
O que fazer ao encontrar objetos suspeitos?
Em casos como esse, a recomendação das autoridades é clara:
- Não toque no objeto suspeito;
- Afaste-se imediatamente do local;
- Acione a Polícia Militar pelo 190;
- Informe outras pessoas para que se mantenham distantes.
Incidentes com artefatos explosivos, mesmo que inativos, exigem atenção redobrada e ação rápida das equipes especializadas.