Roseana Sarney recebe alta após cirurgia para retirada de tumor
A deputada federal Roseana Sarney (MDB), de 72 anos, recebeu alta na manhã desta sexta-feira (13) após passar por uma cirurgia para retirada de um tumor no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A ex-governadora do Maranhão enfrenta há seis meses um câncer de mama do tipo triplo negativo, considerado um dos mais agressivos.
Recuperação em casa com apoio familiar
Segundo informações da família à imprensa, após receber alta, a parlamentar já se encontra em sua residência em São Paulo, onde segue sob cuidados médicos especializados. Um dia antes da alta, na quinta-feira (12), Roseana recebeu a visita do pai, o ex-presidente da República José Sarney, e da mãe, Marly Sarney, no hospital.
A cirurgia, realizada na tarde de terça-feira (10), durou aproximadamente cinco horas e não apresentou intercorrências durante o procedimento. A equipe médica responsável continua monitorando sua recuperação enquanto ela prossegue com o tratamento contra a doença.
Diagnóstico e tratamento compartilhado publicamente
O diagnóstico do câncer ocorreu em agosto de 2025, durante uma viagem a São Paulo para realização de uma colonoscopia. Por precaução, sua médica solicitou uma mamografia que identificou o tumor. Desde então, Roseana Sarney decidiu compartilhar a rotina de tratamento com seus mais de 300 mil seguidores nas redes sociais.
Em entrevista à TV Mirante no dia 28 de janeiro, a deputada falou abertamente sobre o enfrentamento da doença: "As pessoas têm me dado força, e isso é muito bom para mim. Depois que você passa por tudo isso, você não tem mais inimigo, não tem mais adversário. Você tem o perdão total e a crença, que é a fé que está te movendo".
Apoio familiar e afastamento temporário da política
Durante o tratamento, que se tornou sua prioridade, Roseana Sarney precisou se afastar temporariamente das funções como deputada federal pelo Maranhão. Mesmo distante do Congresso Nacional, ela afirma acompanhar a política maranhense e mantém expectativas de retomar os trabalhos após a cura.
O ex-presidente José Sarney destacou a força da filha durante o processo: "Tenho sempre confiança porque ela realmente é uma guerreira. Ela que, às vezes, quando tem alguma coisa com ela, nos anima, nos fortifica com sua certeza e segurança".
Histórico de saúde e alerta para prevenção
Esta não é a primeira vez que Roseana Sarney enfrenta um câncer. Em 1998, durante campanha de reeleição ao governo do Maranhão, ela foi diagnosticada com a doença e passou por quatro cirurgias. Até 2016, já havia realizado 23 procedimentos cirúrgicos para remoção de tumores benignos e malignos.
A parlamentar aproveitou para fazer um alerta sobre a importância dos exames preventivos: "Isso fica como um alerta para as mulheres: eu tinha feito o exame um ano antes e não tinha dado absolutamente nada", relatou sobre o diagnóstico recente.
Roseana Sarney foi a primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro em 1994, governou o Maranhão por quatro mandatos, foi senadora e atuou como líder do governo no Congresso Nacional. Atualmente, concentra esforços na recuperação da saúde com apoio da família e de milhares de seguidores.