O governador do Acre, Gladson Camelí, oficializou nesta sexta-feira (21) a nomeação do procurador de Justiça Oswaldo D'Albuquerque Lima Neto como novo procurador-geral do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC). A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do mesmo dia.
Processo de escolha e votação
Oswaldo D'Albuquerque foi o candidato mais votado na eleição interna realizada no MP-AC, conquistando 49 votos dos membros do Ministério Público. Com esse resultado, ele ficou em primeiro lugar na lista tríplice que foi encaminhada ao governador para a escolha final.
A lista tríplice também era composta pela promotora Marcela Cristina Ozório e pelo procurador Álvaro Luiz Pereira. O governador Gladson Camelí tomou a decisão de escolher Oswaldo D'Albuquerque apenas três dias após a realização da votação interna no MP-AC.
Experiência anterior no cargo
Esta não será a primeira vez que Oswaldo D'Albuquerque assumirá a liderança do Ministério Público acreano. O procurador já comandou a instituição por dois mandatos consecutivos anteriormente:
- Primeiro mandato: 2014 a 2016
- Segundo mandato: 2016 a 2018
Além disso, ele também exerceu a função de corregedor-geral do MP-AC entre 2003 e 2005, demonstrando sua longa trajetória e experiência dentro da instituição.
Trajetória profissional e formação
Oswaldo D'Albuquerque tem 55 anos e ingressou no Ministério Público do Acre em 1994, iniciando sua atuação na cidade de Brasiléia. Natural de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, o procurador possui uma sólida formação acadêmica:
- Graduação em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac)
- Mestrado em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
- Pós-graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes
- MBA em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)
O novo procurador-geral assume o cargo atualmente ocupado por Danilo Lovisaro do Nascimento e terá um mandato de dois anos à frente do MP-AC, de 2026 a 2028.