Aos 72 anos, Iremar retoma sonho da faculdade após 43 anos para cursar Física
Aos 72 anos, Iremar volta à sala de aula para Enem

Uma história de perseverança e realização pessoal está sendo escrita aos 72 anos de idade. Iremar Almeida decidiu retomar um projeto de vida adiado por mais de quatro décadas: concluir a graduação em Física. Após 43 anos longe das salas de aula, ele se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 com o objetivo de ingressar novamente na universidade.

O sonho interrompido pela vida

Iremar chegou a lecionar física em colégios de Campina Grande, no Agreste paraibano, enquanto cursava a licenciatura. No entanto, as demandas da vida profissional falaram mais alto na época, obrigando-o a abandonar os estudos para se dedicar ao trabalho. Ele tornou-se vendedor, profissão na qual construiu toda sua trajetória profissional.

"Foram 43 anos fora das salas de aula, mas o sonho continua vivo e, dessa vez, acredito que vou finalmente ressuscitá-lo", afirma Iremar com determinação. "Muitos filósofos falam em tempo de sonhar, mas, agora, eu só tenho tempo de realizar".

A retomada dos estudos

A jornada de retorno ao mundo acadêmico começou de forma simples, em casa, com livros da década de 1980 que ele guardava desde a juventude. A virada aconteceu em junho deste ano, quando Iremar descobriu um curso preparatório gratuito oferecido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), voltado para jovens e adultos que desejam prestar o Enem.

Desde então, as aulas se tornaram parte da rotina diária do septuagenário. Ele comenta, entre risos, sobre os desafios de adaptação: "Eu, por exemplo, sempre gostei de contar histórias, até porque todo vendedor vive delas. Mas é diferente do que se exige na prova, com a estruturação do texto e tudo mais. Já aprendi muita coisa só com a preparação".

O apoio familiar

Casado com dona Nely, com quem tem três filhos - todos já formados -, Iremar destaca que a família é seu maior incentivo. A esposa não esconde o orgulho e a torcida: "Tudo que eu quero é que ele realize esse sonho. No tempo em que queria mesmo, não tinha tempo, mas agora vai, finalmente, realizar".

Enem 2025 na Paraíba

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 tem sua primeira etapa marcada para este domingo (9). Nessa fase, os participantes enfrentam a redação e 90 questões objetivas das áreas de Linguagens e Ciências Humanas. Já no domingo seguinte (16), ocorre a segunda etapa do exame, com mais 90 questões, desta vez voltadas para Matemática e Ciências da Natureza.

Nos dois dias de aplicação, os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, sem tolerância para atrasos. As provas começam pontualmente às 13h30, seguindo o horário oficial de Brasília.

Na Paraíba, 142.050 inscritos estão habilitados para fazer as provas. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que a quantidade de inscritos neste ano é 10,6% maior do que a de 2024, quando o estado registrou 128.376 inscritos.

Entre os participantes paraibanos, as mulheres são maioria, representando 58,28% do total (82.787 inscrições), enquanto os homens correspondem a 41,72% (59.263).