
Olha que notícia da hora para quem tá querendo dar um up na carreira sem precisar sair de casa! A UFRPE – aquela federal que já é famosa por formar gente capaz – acaba de liberar mais de cem vagas para cursos superiores na modalidade EAD. E o melhor: é tudo gratuito, meu povo!
Parece que finalmente o interior de Pernambuco está ganhando a atenção que merece no quesito educação. Dessa vez, a cidade sortuda é Garanhuns, que vai receber as turmas dos cursos de Administração Pública e Licenciatura em Pedagogia. Uma mão na roda para quem mora na região e não tem condições de se deslocar até a capital.
Como é que faz para garantir uma vaga?
As inscrições estão rolando desde segunda-feira (8) e vão até o dia 22 de setembro – mas não dá pra deixar para a última hora, hein? O processo é todo online, pelo site da Covest. A taxa? Nem existe! Zero, nada, gratuito mesmo. Só precisa ter feito o Enem entre 2014 e 2023 e não ter zerado na redação.
Ah, e tem mais: metade das vagas é reservada para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública. Dessas, ainda tem cotas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. A UFRPE tá mesmo tentando fazer a coisa certa.
E depois das inscrições?
O edital do vestibular já tá disponível no site da universidade – é bom dar uma lida com calma para não perder nenhum detalhe. A seleção vai usar as notas do Enem, então não vai ter aquela provinha tradicional. Bem mais tranquilo, não acham?
As aulas devem começar ainda no primeiro semestre de 2026. Imagina só: daqui a alguns meses, centenas de pessoas estarão começando uma nova jornada acadêmica sem precisar enfrentar trânsito ou gastar com transporte. Revolucionário!
Pra ser sincero, essas iniciativas me enchem de esperança. Educação a distância não é mais aquela coisa meia-boca de dez anos atrás – hoje em dia, a qualidade é comparável (e às vezes até superior) ao presencial. E no conforto do lar? Imbatível.
Se você tá pensando em fazer um curso superior mas achava que não tinha condições, essa pode ser sua chance. Corre lá no site da Covest e se inscreve – depois me agradece!