Economia brasileira desacelera: especialista analisa PIB, inflação e dívida
Desaceleração da economia brasileira em análise

Após um período de crescimento acima das expectativas nos últimos dois anos, a economia brasileira começa a apresentar sinais claros de uma desaceleração. Este é o tema central do programa Mercado especial, que vai ao ar nesta terça-feira, 30 de dezembro de 2025, a partir das 10h.

Análise de um especialista em meio à desaceleração

Para destrinchar os números e os movimentos do mercado, o programa conta com a análise do economista-chefe da Warren Investimentos, Felipe Salto. Com uma trajetória que inclui passagens pela secretaria da Fazenda e pelo planejamento do estado de São Paulo, Salto traz uma visão aprofundada sobre os principais indicadores.

O especialista vai explicar os rumos do Produto Interno Bruto (PIB), os desafios da inflação e o cenário da inadimplência no país. A discussão ocorre em um momento de transição, onde o vigor recente dá lugar a um ritmo mais moderado de atividade.

Os desafios fiscais e o futuro da economia

Além dos indicadores de conjuntura, Felipe Salto também fará uma avaliação crítica sobre a situação da dívida pública brasileira. Este é um ponto sensível que impacta diretamente o planejamento de longo prazo e a confiança dos investidores.

O economista deve abordar, ainda, as possíveis medidas que os governos, em diferentes esferas, podem adotar para melhorar as contas públicas. A busca por um equilíbrio fiscal que não comprometa a recuperação econômica é um dos grandes dilemas da atualidade.

Contexto e expectativas

O cenário de desaceleração é observado mesmo em setores tradicionalmente dinâmicos, como o de exportações. A imagem de containers no porto do Rio de Janeiro, símbolo do comércio exterior, contrasta com a perda de fôlego mais ampla da economia.

A análise no programa Mercado especial será crucial para investidores, empresários e cidadãos compreenderem os próximos passos da economia brasileira. A discussão sobre juros e políticas monetárias também deve ganhar destaque, dada a sua influência direta no crédito e no consumo.

Com a palavra de um especialista renomado como Felipe Salto, o programa promete oferecer um diagnóstico preciso e apontar caminhos para enfrentar este novo ciclo de desaceleração econômica que se anuncia.