Prefeita de Paris reforça parceria com Belém em visita histórica
A capital paraense recebeu neste sábado (9) uma visita que pode marcar o futuro da sustentabilidade urbana na região. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, foi recebida pelo prefeito de Belém, Igor Normando, no Palácio Antônio Lemos, em uma agenda que destacou a cidade no cenário internacional às vésperas da COP 30.
Acordo histórico para mobilidade verde e patrimônio
O ponto central da visita foi a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre as prefeituras de Belém, Paris e o co-diretor do Pacto Global de Prefeitos para o Clima e a Energia, Andy Deaco. O documento estabelece prioridades em três áreas fundamentais: mobilidade verde, requalificação urbana e valorização do patrimônio histórico.
"O desafio climático, o desafio de uma transição justa para todos. Nenhum de nós tem a resposta sozinho. Temos que avançar juntos", declarou Anne Hidalgo durante o evento, destacando a importância da colaboração entre as cidades.
Roteiro pela história e sustentabilidade
Acompanhada da CEO da Fundação Europeia do Clima, a prefeita de Paris teve uma agenda intensa que incluiu visita ao Museu de Arte de Belém (MAB) e um passeio pelo centro histórico da cidade. Na Rua Santo Antônio, Hidalgo conheceu o projeto "Paris n'América", iniciativa que busca revitalizar o coração histórico e comercial da capital paraense.
O prédio homônimo, que é um símbolo do ciclo da borracha e das influências europeias em Belém, foi um dos destaques do roteiro. A visita reforça uma relação histórica entre as duas cidades - se no passado Belém se inspirou em Paris para sua modernização urbana, hoje o foco da parceria são as políticas ambientais e a sustentabilidade.
Anne Hidalgo, reconhecida como líder global em sustentabilidade urbana, busca tornar Paris a capital mais verde da Europa até 2030. Em Belém, ela encontrou não apenas um campo para aplicar experiências bem-sucedidas, mas também fontes de inspiração.
"Eu creio que aqui nós vemos o movimento do mundo. A força do mundo, da humanidade, da inovação vem também dessa diversidade. Também é isto que viemos buscar como energia nessa relação entre Paris e Belém", finalizou a prefeita francesa.
A visita diplomática ocorre em um momento estratégico para Belém, que se prepara para sediar a COP 30 e fortalece sua posição no debate internacional sobre mudanças climáticas e desenvolvimento urbano sustentável.