Idoso de 70 anos morre em acidente de parapente em Limeira
Idoso morre em queda de parapente em Limeira

Tragédia no ar: idoso experiente morre em acidente de parapente

Uma tarde de domingo (9) que prometia ser de aventura terminou em tragédia na cidade de Limeira, interior de São Paulo. Elgino Viana das Neves, de 70 anos, morreu após sofrer um acidente durante um voo de parapente na região do Morro Azul das Antenas.

O acidente e o resgate

O incidente ocorreu por volta das 9h30, apenas três minutos após o início do voo. Testemunhas relataram que o vento estava "muito lateral" no momento do acidente. Segundo informações, ao tentar realizar uma curva, a vela do parapente teria lançado o idoso, que perdeu o controle, bateu na montanha e caiu.

O local da queda foi em uma área de mata de difícil acesso, o que complicou o resgate. Foram acionados o Corpo de Bombeiros, o helicóptero Águia da Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Condição da vítima e falecimento

Elgino Viana sofreu fraturas expostas na queda. Apesar de ter sido resgatado e estabilizado pelos socorristas, o idoso teve uma parada cardiorrespiratória durante o transporte para a Santa Casa de Limeira, onde teve o óbito confirmado.

Experiência e paixão pelo esporte

Contrariando qualquer ideia de inexperiência, Elgino praticava parapente há cinco anos e era um entusiasta do esporte. Seu amigo, José Silva do Amaral, emocionado, revelou: "A paixão dele era voar. Era esse esporte. Gostava de voar, de andar de caiaque. Viajava para Minas, para Santos para praticar esses esportes".

O instrutor de parapente Andreis Torres comentou sobre as condições do tempo no domingo: "O clima era favorável. Se não tem vento, nós não decolamos", destacando que as condições aparentavam ser adequadas para a prática do esporte.

Investigação e legado

O caso foi registrado como morte suspeita e será investigado pela Polícia Civil para determinar as causas exatas do acidente.

Elgino Viana das Neves era natural de Itambé, em Pernambuco, e deixa esposa e quatro filhos. A tragédia serve como um alerta sobre os riscos inerentes aos esportes radicais, mesmo quando praticados por experientes e em condições aparentemente favoráveis.