Alepa na COP30: Embaixador do Japão recebe título e debates abordam clima
Alepa na COP30: destaques da semana no legislativo paraense

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) teve uma semana intensa de atividades durante a COP30, com destaque para a concessão do título de cidadão paraense ao embaixador do Japão e uma série de painéis sobre temas urgentes para a região amazônica.

Diplomata japonês recebe honraria máxima do Pará

Em uma cerimônia especial realizada no estande da Alepa na Green Zone, o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, recebeu das mãos do presidente do Poder Legislativo, deputado Chicão (MDB), o Título Honorífico de Cidadão do Estado do Pará. O evento marcou também as quatro décadas de atuação da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Pará.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Eduardo Yamamoto, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Pará, Tomio Sakamoto, Cônsul-Geral do Japão, e vários deputados estaduais de diferentes partidos políticos.

Debates prioritários para o desenvolvimento sustentável

Na terça-feira (18), o estande da Alepa iniciou seus trabalhos com um painel sobre "A Importância da Agricultura Familiar na Mitigação de Emergências Climáticas". A deputada Maria do Carmo (PT) coordenou as discussões, que tiveram como mediadores importantes nomes como Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, e Cássio Alves Pereira, Secretário de Estado da Agricultura Familiar do Pará.

Outro tema em destaque foi a realidade das crianças amazônidas, abordado no painel "Criança e Adolescente Amazônida: realidade, desafios e oportunidades", sob a liderança da deputada Ana Cunha (PSDB), presidente da Comissão de Defesa da 1º Infância, Criança e Adolescente da Alepa.

Proteção feminina e combate ao racismo ambiental

A deputada Paula Titan (MDB) apresentou o painel sobre "Legislações de Proteção e Defesa da Mulher Paraense alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS", discutindo as 17 metas globais estabelecidas pela ONU para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir prosperidade.

Integrando a programação da COP30 e em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Comissão de Direitos Humanos da Alepa, presidida pelo deputado Bordalo (PT), promoveu na quinta-feira (20) o evento "Amazônia e África em Conexões: Desafios Contemporâneos no Combate ao Racismo Ambiental". O encontro buscou criar um espaço de diálogo sobre os desafios enfrentados pelos povos africanos e suas diásporas, com foco no fortalecimento da autodeterminação e justiça climática.

A atividade ocorreu no Auditório João Batista, sede da Casa Legislativa, reforçando o compromisso da Alepa com pautas fundamentais para o desenvolvimento sustentável do Pará e da Amazônia.