
Quem mora em Santarém ou vai visitar a cidade nos próximos dias já sabe: o clima é de festa! Mas, como nem tudo são flores (ou melhor, danças típicas), a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) soltou a lista das ruas que vão ficar com o tráfego alterado por causa do 49º Festival Folclórico. E olha, não são poucas!
Se você é daqueles que já fica de cabelo em pé só de pensar em engarrafamento, melhor anotar tudinho. A partir desta quinta-feira (7), algumas vias vão ficar completamente interditadas, enquanto outras terão sentido alterado. E não adianta reclamar – é por uma boa causa, afinal, o festival é um dos eventos mais tradicionais da região.
Onde o trânsito vai mudar?
As principais alterações acontecem no centro da cidade, claro. A Avenida Tapajós, aquela que todo mundo conhece, vai ficar parcialmente fechada em alguns trechos. Já a Rua Floriano Peixoto – sim, aquela do comércio movimentado – terá o sentido invertido em determinados horários.
- Avenida Tapajós: interditada entre as ruas São Sebastião e Adriano Pimentel das 18h às 23h
- Rua Floriano Peixoto: mão única no sentido bairro-centro durante todo o evento
- Praça do Pescador: área totalmente fechada para veículos
Ah, e tem mais! Quem costuma estacionar na região do Mercado Municipal vai ter que se virar nos 30 – a área vai ser toda destinada aos ambulantes e barraquinhas típicas. Mas calma, a prefeitura garantiu que vai disponibilizar estacionamentos alternativos (só não espere que sejam pertinho, hein?).
E os ônibus?
Bom, aqui a coisa complica um pouquinho. Pelo menos 5 linhas terão seus itinerários modificados durante o festival. A dica é: se você depende do transporte coletivo, melhor checar no site da prefeitura os novos pontos de parada. Nada pior do que ficar esperando ônibus que não vai passar, não é mesmo?
Os motoristas de aplicativo também vão sentir o baque. Segundo a SMT, a região central vai ter zonas de embarque e desembarque específicas – e multa pra quem não respeitar. Melhor ficar de olho nos avisos pela cidade!
Vale a pena?
Olha, se você nunca foi ao Festival Folclórico de Santarém, está perdendo um espetáculo! São mais de 40 grupos apresentando danças típicas, comidas regionais e aquela energia que só o povo do Pará sabe criar. Claro que o trânsito vai dar uma dor de cabeça, mas convenhamos – qual grande evento não dá?
A dica de ouro? Chegue cedo, vá a pé se possível, e aproveite pra conhecer os arredores. Quem sabe você não descobre algum cantinho novo da cidade enquanto caminha? Afinal, Santarém tem muito mais do que trânsito – tem história, cultura e um povo acolhedor pra caramba!