Músico gaúcho João Chagas Leite morre aos 80 anos
O mundo da música nativista do Rio Grande do Sul está de luto nesta terça-feira (11). João Chagas Leite faleceu aos 80 anos enquanto lutava contra um câncer no Hospital de Caridade de Erechim (HCE). A triste notícia foi confirmada por familiares e companheiros de banda do artista.
Carreira marcada por sucessos e superação
João Chagas Leite era uma figura icônica da cultura gaúcha, conhecido por grandes clássicos que embalaram gerações. Entre suas composições mais famosas estão "Desassossegos", "Ave Sonora" e "Penas, Pampa e Querência", verdadeiros hinos da música nativista regional.
O músico havia anunciado recentemente seu retorno aos palcos em maio, após dois anos afastado para tratamento médico. Na época, ele expressou sua emoção: "Subir num palco, levar aquela música esperada pelas pessoas que rezaram muito, vibraram muito comigo, é emocionante".
Superação e técnica única
Uma das características mais marcantes de João Chagas Leite era sua determinação. Com uma deficiência física na mão esquerda, o artista desenvolveu uma técnica peculiar para tocar violão. Inicialmente, executava o instrumento de forma invertida, até dominar o uso de um dedal que lhe permitiu criar seu estilo único.
Até o momento, não há informações sobre os horários e locais do velório e sepultamento do músico. A comunidade artística e fãs lamentam a perda de um dos maiores expoentes da música tradicional gaúcha.