
Quem nunca se pegou pensando em mundos distantes, tecnologias impossíveis ou criaturas alienígenas? A ficção científica sempre foi um terreno fértil para personagens que, de tão marcantes, parecem saltar da tela e habitar nosso imaginário.
Os Inesquecíveis
Alguns nomes simplesmente grudam na memória. Que tal começar com o androide mais charmoso da galáxia? Rick Deckard, de Blade Runner, é daqueles tipos que você não esquece nem com amnésia induzida por raio laser. Aquele jeito durão de detetive futurista, misturado com dúvidas existenciais sobre o que é ser humano... Genial!
E como não mencionar Ellen Ripley? A heroína de Alien redefiniu o que significa ser forte no cinema. Mulherão da porreta, enfrentando xenomorfos com uma mistura de inteligência e coragem que deixaria qualquer fuzileiro naval com inveja.
Os Vilões Que Roubam a Cena
Ah, os antagonistas! Darth Vader não é só um vilão - é praticamente um monumento da cultura pop. A respiração pesada, a capa preta balançando, aquele jeito de falar como se estivesse com dor de garganta... Perfeição absoluta!
E o T-1000 de Terminator 2? Puta merda, aquele maluco de metal líquido dava pesadelos! Lembro até hoje do susto quando ele atravessava as grades da prisão como se fosse melado quente.
Os Que Nos Fazem Pensar
Alguns personagens vão além do entretenimento. O Dr. Manhattan de Watchmen, por exemplo - azulão filosófico que questiona a própria humanidade enquanto flutua em Marte. Ou o Neo de Matrix, nos fazendo duvidar se não estamos todos presos em alguma simulação bizarra.
E o HAL 9000? Computador mais passivo-agressivo do universo! Aquele olho vermelho e a voz calma enquanto cometia atrocidades... Dá até arrepio.
Os Subestimados Que Merecem Reconhecimento
Nem todo mundo fala, mas o Kay de Homens de Preto merece altar. Tommy Lee Jones dando aula de como ser o agente secreto mais descolado do universo, com aquele humor seco que só ele tem.
E a Sarah Connor da Linda Hamilton? De garçonete assustada a mãe guerreira em Terminator 2 - evolução de personagem que poucas atrizes conseguiriam fazer com tanta credibilidade.
No final das contas, esses personagens são mais que entretenimento - são pedaços da nossa cultura que continuam vivendo muito além dos créditos finais. Qual o seu favorito? Aposto que tem aquele que marcou sua infância ou te fez perder noites de sono pensando "e se...".