
Imagine só: você está lá, tranquilo, fazendo seu dia a dia, quando de repente... um jacaré aparece no esgoto. Pois é, essa foi a surpresa que pegou todo mundo de calças curtas em Santa Catarina.
O bicho — solitário e sem nenhuma camuflagem, diga-se de passagem — foi encontrado numa situação no mínimo esquisita. E olha que não é todo dia que um réptil desses resolve dar as caras num lugar tão... inusitado.
Como assim, um jacaré no esgoto?
Pois é, a história parece coisa de filme B, mas aconteceu de verdade. O animal foi localizado por moradores que, claro, ficaram com os cabelos em pé. "Nunca vi nada igual", disse um deles, ainda meio sem acreditar no que tava vendo.
E não é pra menos! Jacarés normalmente preferem ambientes mais... naturais, digamos. Áreas alagadas, rios, lagos — esses sim são seus habitats de preferência. Mas esgoto? Aí já é pedir demais até pra um bicho acostumado a se virar nos 30.
E agora, quem poderá nos defender?
Bom, nesse caso, entraram em ação os profissionais do Corpo de Bombeiros. Eles foram acionados pra resgatar o pobre do jacaré — que, convenhamos, devia tá mais perdido que cego em tiroteio.
O resgate foi tenso, mas no final deu tudo certo. O bicho foi capturado sem machucar ninguém (nem ele mesmo, graças a Deus) e levado pra um lugar mais apropriado. Afinal, esgoto não é lugar pra ninguém, muito menos pra um réptil que merece viver dignamente.
Mas fica a pergunta: como foi parar ali? Será que se perdeu? Fugiu de algum lugar? Ou será que tá tendo uma invasão de jacarés nos esgotos que a gente não tá sabendo? (Brincadeira... ou não?)
Especialistas tentam decifrar o mistério
Os biólogos que avaliaram o caso ficaram com a pulga atrás da orelha. Jacarés não costumam aparecer em áreas urbanas assim, do nada. E quando aparecem, normalmente tem uma explicação — mesmo que seja estranha.
Uma das teorias é que o bicho pode ter sido criado ilegalmente como animal de estimação (sim, tem gente que faz isso) e foi solto quando ficou grande demais. Outra possibilidade é que ele tenha se perdido ao seguir algum curso d'água que desembocou no sistema de esgoto.
Seja como for, o importante é que o jacaré tá seguro agora. E a gente fica aqui pensando: será que ele vai contar essa história pros amigos dele? "Cara, você não vai acreditar onde eu fui parar..."