Assalto em bairro nobre termina com prisão em flagrante
Três criminosos foram detidos pela Polícia Militar na noite de terça-feira (25) durante um assalto a uma farmácia localizada na Rua Pamplona, no tradicional bairro dos Jardins, zona oeste de São Paulo. O caso ganhou destaque por ocorrer em uma das áreas mais valorizadas da capital paulista.
Sequência do crime foi registrada por câmeras
Imagens de segurança do estabelecimento comercial mostram o momento em que os três homens, todos usando moletons com capuz, caminhavam pela calçada e adentravam a farmácia pouco depois das 23h. As filmagens também capturaram a chegada dos policiais militares que, por sorte, passavam pelo local no exato momento do crime.
Os agentes perceberam a situação anormal ao avistarem os indivíduos recolhendo caixas de medicamentos. Imediatamente, deram voz de prisão aos assaltantes, que se renderam sem resistência e libertaram o funcionário que mantinham como refém.
Produtos para emagrecimento eram o alvo
De acordo com as investigações, a quadrilha planejava subtrair canetas emagrecedoras e outros medicamentos controlados. Todos os produtos que estavam sendo roubados foram recuperados e devolvidos à farmácia, conforme informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) em nota oficial.
Os detidos têm 24, 23 e 18 anos de idade e foram encaminhados ao 78° Distrito Policial (DP) dos Jardins. Um veículo utilizado pelos criminosos também foi apreendido. A Polícia Civil assumiu as investigações para verificar possíveis cumplicidades e conexões com outros crimes.
Aumento alarmante de roubos a farmácias
Dados oficiais da SSP revelam uma situação preocupante: houve um aumento de mais de 18% no número de assaltos a farmácias na capital paulista quando comparados os períodos de janeiro a setembro de 2025 com o mesmo intervalo do ano anterior.
As estatísticas mostram que foram registrados 211 casos neste ano, contra 173 ocorrências em 2024. Os boletins de outubro ainda não foram disponibilizados no portal da pasta, mas especialistas acreditam que a tendência de crescimento possa se manter.
Entre os itens mais visados pelos criminosos estão:
- Remédios para emagrecimento
- Produtos de beleza
- Itens de higiene pessoal
- Cosméticos variados
- Shampoos e condicionadores
- Desodorantes e protetores solares
O caso ocorrido nos Jardins serve como alerta para a escalada da criminalidade contra estabelecimentos farmacêuticos em São Paulo, exigindo medidas mais efetivas de segurança por parte dos órgãos competentes.