Escola de Adestramento em Guarulhos é Investigada por Maus-Tratos: Chutes e Coleiras de Choque Contra Cães
Guarulhos: Escola de cães investigada por chutes e choques

Imagine ouvir gritos de dor vindos de um lugar que promete cuidar do seu melhor amigo. É exatamente essa realidade perturbadora que a Polícia Civil de São Paulo está investigando em uma escola de adestramento de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Os agentes encontraram, pasmem, vídeos que mostram funcionários aplicando choques elétricos em animais indefesos e – isso é de cortar o coração – chutando os bichinhos sem qualquer piedade. Tudo isso sob o pretexto de "treinamento".

Os Detalhes que Chocaram os Investigadores

As imagens são realmente difíceis de assistir. Num dos vídeos, um cão da raça Shih Tzu leva um chute que ecoa pela sala. Noutro, um pastor alemão sofre com descargas elétricas de uma coleira de choque enquanto tentava, claramente assustado, fugir do treinador.

Não fosse suficiente a violência, os investigadores descobriram que a empresa nem sequer possuía registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária. Um verdadeiro exercício de ilegalidade e crueldade.

A Resposta das Autoridades

O delegado Fabio Pinheiro Lopes, que comanda as investigações, foi categórico: "Há fortes indícios de maus-tratos". A 3ª Delegacia de Polícia de Guarulhos já instaurou inquérito para apurar toda a extensão desses atos brutais.

E olha só como a coisa é séria: os donos dos animais sequer sabiam que seus pets estavam sofrendo esse tipo de tratamento. Muitos contrataram o serviço confiando em propagandas que, francamente, enganavam completamente sobre os métodos utilizados.

O que Diz a Lei?

A Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) é bem clara sobre maus-tratos animais. As penas podem chegar a cinco anos de prisão, multa e – merecidamente – proibição de criar ou comercializar animais.

E aqui vai um ponto crucial: mesmo técnicas de adestramento consideradas "tradicionais" não podem, em hipótese alguma, envolver violência física ou sofrimento desnecessário. Existem métodos modernos e positivos que funcionam perfeitamente bem sem traumatizar os bichos.

E Agora, o que Fazer?

Se você desconfia que algum animal está sofrendo maus-tratos, não fique calado. Denuncie! Disque 181 ou procure a delegacia mais próxima. Nossos amigos de quatro patas contam com a nossa voz para protegê-los.

Esta investigação em Guarulhos serve como um alerta sombrio: precisamos ficar de olhos bem abertos sobre onde e como nossos animais são tratados. Afinal, eles merecem respeito e cuidado – não violência e traumas.