
Quem passou pelo Mercadão Municipal de Piracicaba nesta sexta-feira (25) percebeu: o cheiro de fumaça já se dissipou, mas o movimento ainda não é o mesmo de antes. E não é pra menos — depois do susto do incêndio que atingiu parte do local no mês passado, os comerciantes que escaparam ilesos estão aos poucos retomando o fôlego.
"Foi um alívio danado quando vi que meu box não tinha nem arranhado", conta Dona Marta, que há 15 anos vende doces caseiros no local. Ela é uma das sortudas — cerca de 30 boxes que ficam no lado oposto ao do sinistro já estão liberados para funcionar normalmente.
E a parte queimada?
Ah, essa é outra história. Enquanto os bombeiros ainda investigam as causas do fogo (e a prefeitura garante que vai cobrir os prejuízos), a ala atingida segue cercada por tapumes. "Tá feio de ver, mas prometeram que em dois meses tá tudo nos trinques", comenta Seu Antônio, dono de uma loja de especiarias.
- O que já reabriu: Lojas de alimentos, artesanato e pequenos comércios na ala norte
- O que ainda fecha: Setor de refeições e boxes da ala sul, onde o fogo se alastrou
- Novidade: Banheiros temporários foram instalados para atender o público
Pra quem tá com saudade do pastel de carne seca com banana da Dona Cida, vai ter que esperar mais um cadinho. "Tô ansiosa pra voltar, mas sem pressa — o importante é refazer tudo direitinho", diz a comerciante, que perdeu praticamente tudo no incêndio.
Enquanto isso, a prefeitura garante que o Mercadão continua sendo "o coração do comércio tradicional de Piracicaba" — mesmo que, por enquanto, batendo em ritmo mais lento.