PT oficializa apoio a Requião Filho (PDT) para governo do Paraná em 2026
PT apoia candidato do PDT ao governo do Paraná em 2026

O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou oficialmente, nesta quarta-feira, seu apoio à candidatura do deputado estadual Requião Filho ao governo do Paraná nas eleições de 2026. O parlamentar é filiado ao PDT, legenda presidida pelo ex-ministro da Previdência do governo Lula, Carlos Lupi.

Aliança estratégica para as eleições

De acordo com o diretório estadual do PT no Paraná, as negociações para esse apoio vinham sendo conduzidas desde setembro de 2025. A decisão final recebeu o aval dos presidentes nacionais de ambos os partidos: Edinho Silva, do PT, e Carlos Lupi, do PDT.

O anúncio foi feito em um encontro que também serviu para apresentar os pré-candidatos do PT ao Senado Federal. A chapa para a disputa das cadeiras no Senado será composta pelo ex-deputado federal Ênio Verri e pelo deputado federal Zeca Dirceu.

Objetivos da coalizão petista-pedetista

Para o presidente estadual do PT-PR, Arilson Chiorato, a aliança com o partido de Lupi possui um duplo propósito. O primeiro é conduzir uma candidatura progressista ao segundo turno da disputa pelo governo paranaense.

O segundo objetivo, explicitado por Chiorato, é construir um "palanque forte" para o presidente Lula no estado. A movimentação é vista como uma estratégia para ampliar a influência do campo político lulista no Paraná, um estado historicamente desafiador para o petismo.

Contexto e próximos passos

A formalização dessa aliança em dezembro de 2025 marca o início da articulação das campanhas para o pleito de 2026. A parceria entre PT e PDT no Paraná sinaliza uma tentativa de unificação de forças de centro-esquerda para enfrentar a disputa eleitoral no estado.

Com a definição do apoio a Requião Filho e o anúncio dos nomes para o Senado, as legendas começam a estruturar sua campanha com quase dois anos de antecedência, buscando consolidar uma frente ampla antes da oficialização do calendário eleitoral.