Ufopa debate sociobiodiversidade e comunidades tradicionais em seminário
Seminário na Ufopa integra ciência e saberes tradicionais

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) será palco de um importante debate sobre a integração entre conhecimento científico e saberes ancestrais. O Campus Rondon, em Santarém, sediará no dia 10 de dezembro o "Seminário de Integração Ciência–Sociedade sobre Sociobiodiversidade na Amazônia".

Diálogo entre saberes científicos e tradicionais

A iniciativa é do Centro Avançado de Pesquisa-Ação da Conservação e Recuperação Ecossistêmica da Amazônia (CAPACREAM), em parceria com outras instituições de pesquisa regionais. O evento tem como objetivo central fortalecer os diálogos entre instituições públicas, a comunidade acadêmica e os mestres dos saberes das comunidades tradicionais e aldeias de Santarém.

A programação, totalmente gratuita e aberta ao público interessado, visa promover reflexões e trocas de experiências sobre práticas, conhecimentos e os desafios atuais ligados à rica sociobiodiversidade amazônica. As inscrições devem ser feitas de forma antecipada por meio de um formulário eletrônico disponibilizado pelos organizadores.

Programação do seminário

As atividades terão início às 8h, na sala H105 do campus Rondon, com o credenciamento dos participantes. Na sequência, ocorrerá a abertura oficial e a contextualização do CAPACREAM e do Projeto Associado Sociobio/PPBIO Amor -Trocas. Uma mesa de abertura apresentará as instituições convidadas.

Um dos momentos mais aguardados está marcado para as 10h, com uma mesa composta por representantes de comunidades tradicionais da região de Santarém. Esse espaço é dedicado ao diálogo direto com as populações que são as verdadeiras protagonistas das práticas e saberes vinculados à sociobiodiversidade local.

Workshops temáticos à tarde

No período da tarde, a partir das 13h30, os participantes poderão se aprofundar em dois workshops temáticos. O primeiro, intitulado "Atuação com comunidades locais a partir da Sociobiodiversidade", será conduzido pela Prof. Dra. Lucineide Pinheiro, da própria Ufopa.

O segundo workshop terá como tema "Pesquisas Interculturais Contracoloniais" e será ministrado pelo Prof. Dr. André Demarchi, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Essas oficinas reforçam o compromisso do seminário com metodologias interculturais e pesquisas colaborativas.

O evento reforça a importância estratégica da integração entre ciência e sociedade, destacando o papel central das comunidades tradicionais na construção de conhecimentos que orientam práticas efetivas de conservação e ação socioambiental na Amazônia.