OpenAI lança chat em grupo no ChatGPT para até 20 pessoas
ChatGPT ganha recurso de bate-papo em grupo

A OpenAI realizou nesta quinta-feira (20) o lançamento oficial de uma ferramenta de conversa em grupo para o ChatGPT. A novidade permite que múltiplos usuários interajam simultaneamente com a inteligência artificial em um único ambiente de bate-papo.

Como funciona o novo recurso

Até 20 pessoas podem participar de um mesmo chat grupal, onde todas podem trocar mensagens com a IA. A ferramenta já está disponível para todos os usuários, incluindo aqueles que utilizam a versão gratuita do serviço.

O lançamento ocorre após um período de testes em mercados específicos como Japão, Coreia do Sul, Nova Zelândia e Taiwan. A implementação representa uma nova estratégia da OpenAI para facilitar a colaboração em ambientes de trabalho e estudo.

Funcionalidades e interações

Diferente do chat individual, o ChatGPT nem sempre responde automaticamente às mensagens no grupo. Os participantes precisam mencionar especificamente a IA para obter suas respostas, funcionando de forma similar ao Meta AI no WhatsApp.

A inteligência artificial da OpenAI possui a capacidade de analisar o contexto das conversas e decidir quando intervir. Além disso, o chatbot pode reagir com emojis às falas dos participantes e interagir com as fotos de perfil dos usuários.

Uma funcionalidade curiosa permite que o ChatGPT crie memes utilizando as imagens de perfil dos participantes, quando solicitado para tal atividade.

Configurações e privacidade

Para acessar o recurso, os usuários devem clicar no ícone de "pessoas" localizado no canto superior direito de qualquer chat. A plataforma então cria uma cópia do bate-papo que se torna compartilhável através de links de convite.

Cada conversa em grupo possui um administrador responsável por adicionar ou remover participantes, além da possibilidade de silenciar outros usuários quando necessário.

Em questões de privacidade, a personalização do ChatGPT baseada no histórico de conversas individuais não funciona nos chats em grupo. A memória da IA fica restrita apenas ao que foi discutido naquela conversa específica.

A OpenAI também implementou medidas de segurança adicionais para proteger menores de idade, aumentando automaticamente a moderação contra conteúdos sensíveis quando detecta a participação de jovens no grupo.

Os limites diários de interações com o chatbot se mantêm válidos no chat em grupo, porém as mensagens trocadas entre usuários não contam para essa limitação.