Complexo Hospitalar Samuel Libânio celebra formatura de dezenas de médicos residentes
Nesta semana, o Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL), localizado em Pouso Alegre, realizou a cerimônia de formatura de dezenas de médicos residentes. Durante uma sessão de fotos de despedida, os profissionais recém-formados destacaram a estrutura avançada e a excelência do programa de formação oferecido pela instituição, que é mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS).
Elogios à estrutura e ao ensino do CHSL
Os residentes foram unânimes em elogiar a infraestrutura do hospital e a qualidade do ensino ministrado pelos preceptores. Júlia Vieira Ferreira Cortes, uma das médicas residentes, compartilhou sua experiência: "Foi muito enriquecedor para minha profissão e me fez crescer exponencialmente. A residência me trouxe conhecimento e sentimento de segurança para atuar em casos de urgência e emergência. Foram dois anos fundamentais para minha carreira médica".
Ela acrescentou: "Aqui no hospital, nós residentes atendemos uma população enorme, atuando em casos dos mais simples aos mais complexos. Temos experiência tanto na enfermaria quanto na emergência, o que faz toda a diferença na nossa formação". Júlia também enfatizou a importância da residência: "Eu acho essencial fazer residência pois ela nos torna médicos diferenciados. Poder aprender com preceptores de excelência é outro ponto muito positivo no nosso hospital. Por tudo isso, indico a todos os meus colegas médicos a residência neste hospital".
Programa de residência médica no CHSL
As residências do CHSL são reconhecidas por serem extremamente completas, oferecendo segurança e aprendizado prático que permite aos residentes vivenciar o dia a dia de um grande hospital. Dra. Letícia Maria Soares, coordenadora da Comissão Nacional de Residência Médica (COREME) no CHSL, explicou: "A residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. O programa, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão 'residência médica' só pode ser empregada para programas credenciados pela COREME".
A formatura das turmas do Programa de Residência Médica e Especialização Médica do CHSL ocorreu no dia 20 de fevereiro, reunindo dezenas de profissionais. O hospital é uma referência em saúde para mais de 150 municípios, atendendo a mais de 3 milhões de pessoas no Sul de Minas Gerais. Na Macro Sul, o CHSL é o maior hospital em número de atendimentos, e em todo o estado de Minas Gerais, figura como o quinto maior.
Investimentos e crescimento institucional
O diretor técnico do CHSL, Saulo Lamas, afirmou: "A instituição reforça o compromisso com a inovação, a excelência e o cuidado integral ao paciente e continua a investir em infraestrutura, tecnologia e capacitação profissional, sempre com o objetivo de oferecer um atendimento humanizado e de alta qualidade".
Os investimentos recentes do CHSL trouxeram transformações significativas para a saúde em Pouso Alegre e região. Como resultado, a instituição ascendeu da 16ª para a 4ª posição entre os maiores hospitais do estado, ficando atrás apenas de hospitais da capital Belo Horizonte. Dr. Saulo Gonçalves Lamas, médico responsável, com CRM 53978 MG e RQE 36342/36343, lidera esses esforços para manter o padrão de excelência.
Este marco na formação médica reforça o papel do CHSL como um pilar essencial na educação e na prestação de serviços de saúde de alta qualidade no Sul de Minas, contribuindo para o fortalecimento da profissão médica e o bem-estar da comunidade.