A rotina acelerada das mulheres brasileiras tem consequências diretas na saúde. Entre trabalho, tarefas domésticas, cuidados com a família e compromissos sociais, o tempo parece insuficiente. Essa correria constante frequentemente resulta em acúmulo de atividades que levam ao cansaço físico e mental.
Os sinais de alerta nas pernas
Um dos efeitos mais comuns dessa vida atribulada é o desconforto nas pernas e o surgimento de varizes. Essas sensações de cansaço e desconforto podem ser sintomas de problemas circulatórios, conforme explica o Dr. Márcio Elias, Ginecologista e Obstetra.
"Cansaço e desconforto nas pernas podem ser sintomas de varizes" é uma afirmação verdadeira. Essas sensações podem ser causadas por estilo de vida, como atividades físicas exaustivas, falta de exercícios ou permanecer muitas horas em pé ou sentado, mas também representam os principais sintomas para quem tem problemas de circulação.
O especialista detalha: "As varizes são veias dilatadas causadas pela insuficiência venosa crônica (IVC), onde há dificuldade de retorno do sangue pelas veias". Isso ocorre devido a válvulas localizadas internamente nas veias das pernas que não funcionam adequadamente ou por bloqueios no fluxo sanguíneo.
Mitos e verdades sobre as varizes
Um equívoco comum é acreditar que "as varizes só ocorrem em mulheres". Este é um mito. As varizes atingem cerca de 38% da população brasileira, sendo encontrada em 30% dos homens e 45% das mulheres. No entanto, a gravidade do quadro costuma ser pior no sexo feminino.
As mulheres geralmente apresentam uma rotina bastante intensa, muitas lidando com uma exaustiva jornada dupla, passando diversas horas seguidas de pé ou sentadas. Além disso, o uso de contraceptivos com estrogênio, gestações prévias, constipação intestinal e sobrepeso podem impulsionar o aparecimento de varizes.
Outro mito comum é que "uso de salto alto faz com que haja propensão a varizes". Apesar de ter poucos estudos, a maioria conclui uma relação negativa entre o uso de salto alto e desenvolvimento de varizes. No entanto, há consenso que o uso diário pode levar à piora da função venosa, uma vez que há redução do bombeamento do sangue nas panturrilhas.
Soluções para aliviar o desconforto
Uma boa notícia é que "cremes podem aliviar as sensações de peso e cansaço". Esta é uma verdade confirmada pelo especialista. Alinhar uma rotina mais saudável, com prática de exercícios e alimentação balanceada ao autocuidado, é essencial.
O Dr. Márcio Elias recomenda: "Além de evitar longos períodos em pé ou roupas muito apertadas, aplicar cremes nas pernas e pés diariamente pode aliviar aquela sensação de cansaço". A combinação de arnica, bisabolol, escina e vitamina E, presente por exemplo no Flavonid Creme, pode contribuir para o alívio da dor, o fortalecimento dos vasos e a saúde circulatória.
As possíveis causas das varizes incluem histórico familiar, sobrepeso, idade avançada, sedentarismo e tabagismo. O problema vai muito além de uma questão estética, pois o desconforto constante pode afetar significativamente a rotina de quem tem varizes, restringindo atividades e impactando o dia a dia.