
Que notícia boa para os donos de pets de Coronel Fabriciano! A cidade está de volta com aquela campanha tão importante - a vacinação antirrábica, é claro. E o melhor: totalmente de graça, hein?
Pois é, a prefeitura local resolveu dar início à ação anual que visa proteger nossos bichinhos de estimação contra a raiva. Uma doença grave, pra não dizer assustadora, que pode afetar tanto animais quanto humanos.
Quando acontece? A campanha começou nesta sexta-feira (12) e vai seguir firme e forte até o dia 4 de outubro. Tem tempo suficiente para todo mundo se organizar, mas não deixe para a última hora - sempre aparece algum imprevisto, não é?
Onde levar seu animal?
Olha só, a secretaria municipal de Saúde espalhou postos de vacinação por vários cantos da cidade. Tem opção para todos os lados:
- UBS do bairro Giovannini (na rua Antônio de Assis, 66)
- UBS do bairro Judite (rua Antônio Fonseca, 155)
- UBS do bairro Manoel Maia (avenida Magalhães Pinto, 2671)
- UBS do bairro Morada do Vale (rua 7, 55)
- UBS do bairro Santa Cruz (rua 7, 155)
- UBS do bairro Santa Terezinha II (rua 7, 355)
- UBS do bairro Sílvio Pereira I (rua 30, 288)
- UBS do bairro Sílvio Pereira II (rua 7, 555)
- UBS do bairro Todos os Santos (rua 7, 755)
E tem mais! No sábado, dia 20 de setembro, vai rolar um Dia D especial no Calçadão da Praça Louis Ensch. Das 8h às 16h, a equipe estará lá esperando por você e seu pet.
Quem pode vacinar?
Aqui vai a parte importante: cães e gatos a partir de 3 meses de idade estão liberados para receber a dose. Mas atenção - animais que estiverem doentes ou fêmeas no final da gestação precisam de uma avaliação especial antes.
Ah, e não esqueça de levar seu animal com coleira e guia, tá? Gatos devem ser transportados em caixas apropriadas - segurança em primeiro lugar!
Segundo a prefeitura, a expectativa é vacinar cerca de 12 mil animais este ano. Um número expressivo, que mostra como a população está consciente da importância dessa prevenção.
É ou não é uma iniciativa que merece palmas? Enquanto algumas cidades cortam investimentos na área animal, Coronel Fabriciano mostra que entende: saúde pública começa pela prevenção, e nossos peludos fazem parte dessa equação.