Câmara de Limeira aprova projetos e discute requerimentos em sessão movimentada
Câmara de Limeira aprova projetos em sessão movimentada

Não foi uma sessão qualquer na Câmara de Limeira nesta segunda-feira (19). Enquanto muita gente ainda pensava no fim de semana, os vereadores botaram a mão na massa — e como! Quatro projetos verdes, 22 requerimentos na mesa e discussões que renderiam um bom debate no boteco.

Pra começar, o PL 123/2024, que trata da revitalização de áreas verdes, passou sem nem fazer cócegas na oposição. "É raro ver unanimidade nessa casa", comentou um assessor, entre um gole de café e outro. Já o PL 456/2024, sobre fiscalização de estabelecimentos comerciais, esquentou os ânimos. "Isso vai asfixiar o pequeno empresário!", berrou um vereador, enquanto outro retrucava: "E o direito do consumidor, hein?".

Os números que importam

  • 4 projetos aprovados (2 por unanimidade)
  • 22 requerimentos analisados
  • 3 horas e meia de debates
  • 1 crise de microssoneca no plenário (segundo boatos)

Dos requerimentos — esses pedidos que os vereadores adoram protocolar —, sete eram de informação. Outros cinco pediam providências sobre buracos que mais parecem crateras lunares em certas ruas da cidade. "Tá difícil até pro Waze localizar alguns desses buracos", brincou um parlamentar, arrancando risos até da galera da imprensa.

E o povo?

Ah, o público? Uns vinte corajosos resistiram até o fim na galeria. A maioria aposentados que tratam a Câmara como ponto de encontro. Dona Maria, 72 anos, resumiu: "Vim pelo ar-condicionado, mas acabei aprendendo umas coisas".

No final, o presidente da Casa encerrou a sessão com um "até a próxima" meio cansado. E assim segue a máquina pública limeirense — nem sempre perfeita, mas sempre movimentada.