TSE libera ação contra Cláudio Castro para julgamento que pode cassar governador do Rio
TSE libera ação contra Cláudio Castro para julgamento

TSE libera ação contra Cláudio Castro para julgamento que pode cassar governador do Rio

O ministro Antonio Carlos Ferreira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devolveu para julgamento duas ações que pedem a cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, do Partido Liberal (PL). Agora, cabe à presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, definir uma data para que a análise seja retomada, em um processo que pode levar à realização de novas eleições no estado.

Decisão interrompida no ano passado

No ano passado, a relatora do caso, ministra Isabel Gallotti, votou pela cassação e inelegibilidade de Castro e do presidente afastado da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar, do União Brasil. A decisão também incluía a realização de novas eleições para um mandato-tampão. Entretanto, Antonio Carlos Ferreira pediu vista e interrompeu o julgamento naquela ocasião, adiando a resolução final.

Impacto político no Rio de Janeiro

O desenrolar desse caso é acompanhado de perto pelas várias forças políticas do Rio de Janeiro, já que uma nova eleição teria impacto significativo na disputa a governador deste ano. A possibilidade de cassação e a consequente realização de eleições extras geram incertezas e movimentações entre os partidos, que monitoram cada etapa do processo no TSE.

As ações em questão buscam a cassação do mandato de Cláudio Castro com base em alegações que, se confirmadas, podem resultar em sua inelegibilidade. O julgamento, quando retomado, será crucial para definir o futuro político do estado e a estabilidade do governo fluminense.