TSE libera ação contra Cláudio Castro para julgamento que pode cassar governador do Rio
O ministro Antonio Carlos Ferreira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devolveu para julgamento duas ações que pedem a cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, do Partido Liberal (PL). Agora, cabe à presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, definir uma data para que a análise seja retomada, em um processo que pode levar à realização de novas eleições no estado.
Decisão interrompida no ano passado
No ano passado, a relatora do caso, ministra Isabel Gallotti, votou pela cassação e inelegibilidade de Castro e do presidente afastado da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar, do União Brasil. A decisão também incluía a realização de novas eleições para um mandato-tampão. Entretanto, Antonio Carlos Ferreira pediu vista e interrompeu o julgamento naquela ocasião, adiando a resolução final.
Impacto político no Rio de Janeiro
O desenrolar desse caso é acompanhado de perto pelas várias forças políticas do Rio de Janeiro, já que uma nova eleição teria impacto significativo na disputa a governador deste ano. A possibilidade de cassação e a consequente realização de eleições extras geram incertezas e movimentações entre os partidos, que monitoram cada etapa do processo no TSE.
As ações em questão buscam a cassação do mandato de Cláudio Castro com base em alegações que, se confirmadas, podem resultar em sua inelegibilidade. O julgamento, quando retomado, será crucial para definir o futuro político do estado e a estabilidade do governo fluminense.