PEC que acaba com reeleição pode ser votada na próxima semana, afirma presidente do Senado
PEC que acaba com reeleição pode ser votada na semana que vem

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou nesta quarta-feira (22) que pretende colocar em votação na próxima semana a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para cargos do Executivo. A medida, que já está em discussão há algum tempo, pode trazer mudanças significativas no cenário político brasileiro.

Segundo Pacheco, a proposta está entre as prioridades da Casa e deve ser analisada pelos senadores em breve. "Temos a intenção de votar essa PEC na próxima semana, pois entendemos que é um tema importante para a democracia", declarou o presidente do Senado.

O que diz a PEC?

A PEC em questão propõe o fim da reeleição para presidentes da República, governadores e prefeitos. Atualmente, esses cargos permitem que os ocupantes concorram a um segundo mandato consecutivo.

Se aprovada, a mudança valeria a partir das próximas eleições, ou seja, não afetaria os atuais ocupantes dos cargos. A proposta ainda precisa passar por discussões e votação em dois turnos no Congresso antes de ser promulgada.

Impactos na política brasileira

Especialistas apontam que o fim da reeleição pode trazer diversos impactos ao sistema político, como:

  • Maior rotatividade nos cargos do Executivo
  • Redução do poder de políticos já estabelecidos
  • Possibilidade de renovação mais frequente nas lideranças

Por outro lado, críticos argumentam que a medida pode reduzir a continuidade de projetos de longo prazo e dificultar a avaliação dos eleitores sobre a gestão dos políticos.

O debate promete esquentar nos próximos dias, à medida que a proposta avança no Senado. Todos os olhos estarão voltados para Brasília na próxima semana, quando a votação pode finalmente ocorrer.