Eduardo Bolsonaro afirma que tarifa de Trump ao Brasil é resposta a 'abusos' de Moraes e ruptura com valores do mundo livre
Eduardo Bolsonaro relaciona tarifa de Trump a Moraes

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) divulgou uma nota nesta quarta-feira (9) em que relaciona a decisão do ex-presidente americano Donald Trump de impor tarifas a produtos brasileiros com as ações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Contexto da polêmica

Segundo o parlamentar, as medidas protecionistas anunciadas por Trump seriam uma "resposta direta aos abusos cometidos por Moraes" e ao que ele classificou como "ruptura do Brasil com os valores do mundo livre". A declaração ocorre em meio a tensões nas relações comerciais entre os dois países.

Críticas ao STF

No documento, Eduardo Bolsonaro afirmou: "Quando um ministro do STF age como ditador, cerceando liberdades fundamentais, o mundo livre reage. Trump está apenas defendendo os princípios democráticos que o Brasil abandonou".

O texto não especifica quais "abusos" teriam sido cometidos pelo ministro, mas a crítica parece fazer referência às recentes decisões judiciais sobre liberdade de expressão e operações contra desinformação.

Impacto econômico

Analistas apontam que as novas tarifas americanas podem afetar especialmente os setores de:

  • Aço e alumínio
  • Produtos agrícolas
  • Bens manufaturados

O governo brasileiro ainda não se pronunciou oficialmente sobre as declarações do deputado ou sobre as medidas comerciais anunciadas por Trump.