Determinação sem idade: aposentada de 64 anos realiza prova do Enem pela primeira vez
Com mais de duas horas de antecedência, Raimunda Freire do Nascimento, 64 anos, chegou ao Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceduc) em Rio Branco para um momento histórico em sua vida: realizar pela primeira vez as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A aposentada integrou o grupo de 28.962 inscritos no Acre que enfrentaram o primeiro dia de avaliações neste domingo (9).
Sonho de cursar administração motiva estudante da terceira idade
Em entrevista ao g1, Raimunda compartilhou seu grande objetivo: cursar administração, área com a qual já teve contato em sua juventude. "Resolvi fazer o Enem porque o estudo não é só para os jovens", declarou a idosa com convicção. Ela revelou que no ano anterior não pude participar do exame devido a problemas de saúde, mas que isso não a impediu de persistir em seu sonho educacional.
A jornada educacional de Raimunda começou tardiamente, aos 58 anos, incentivada por uma amiga que trabalhava em biblioteca. "Uma amiga perguntou por que eu não estudava. Aquilo me despertou, relembrou", contou emocionada. Em 2024, ela conquistou um marco importante: a conclusão do ensino médio.
Questionada sobre o que faria caso não obtivesse a pontuação necessária, a resposta veio com firmeza: "Vou tentar novo". A determinação da aposentada serve como inspiração para candidatos de todas as idades que buscam uma vaga no ensino superior.
Mestre de obras persiste no sonho da faculdade antes dos 60
A história de superação não para em Raimunda. Francisco Assis Souza e Souza, 53 anos, mestre de obras, também chegou cedo ao local de prova e encara seu quarto Enem. Seu objetivo é claro: iniciar o ensino superior antes dos 60 anos e cursar engenharia civil.
"Já fiz o Enem em anos anteriores, cheguei até conseguir uma nota boa, mas esse ano estou decidido a passar", afirmou Francisco. Ele destacou que seus três filhos já são formados e que agora é sua vez de buscar crescimento pessoal e profissional. "Quero crescer como pessoa mesmo, aprender mais e fazer algo diferente do que faço hoje".
Apoio familiar: mãe diarista incentiva filhos nos estudos
Joelandia Bernardo da Rocha, 46 anos, diarista, demonstrou todo seu apoio aos filhos Daniel Bernardo, 15 anos, e Gabriel Bernardo, 18 anos, acompanhando-os até o Terminal Urbano no Centro de Rio Branco. De lá, seguiu para o bairro Vila Ivonete para deixar o filho mais velho, que é autista, em seu local de prova.
"Minha expectativa é de que consigam uma boa pontuação. Se não conseguirem agora, serve como experiência", disse a mãe, que procura incentivar os filhos a estudarem e se dedica ao máximo para ajudá-los em suas conquistas. "Estamos em parceria, não tive essa oportunidade e hoje tenho a oportunidade de fazer o meu melhor para eles alcançarem o que não alcancei".
Os portões para o primeiro dia de provas abriram às 10h e fecharam às 11h (horário local). A aplicação das avaliações começou às 11h30 e terminou às 17h. O segundo dia de provas está marcado para o próximo domingo (16), com término previsto para às 16h30.