Um projeto social está transformando oportunidades para empreendedores de comunidades periféricas de Cuiabá. O "Onde Há Rede, Há Renda" encerra nesta quinta-feira (20) as inscrições para suas oficinas totalmente gratuitas, que acontecem entre 25 e 29 de novembro.
150 oportunidades para capacitação
Serão disponibilizadas 150 vagas para as capacitações presenciais que ocorrerão no Centro Cultural Casa Cuiabana. A iniciativa é voltada especificamente para povos originários, quilombolas e moradores de periferias com idade igual ou superior a 18 anos.
De acordo com os organizadores, os interessados devem já atuar como empreendedores e fazer parte de redes ou coletivos, ou demonstrar interesse genuíno em criar iniciativas ligadas à economia criativa.
Trilha de aprendizagem e premiação
As oficinas abordarão três eixos principais: Educação Financeira, Economia Criativa e Inclusão Digital. Cada capacitação terá 50 vagas e carga horária de 20 horas, com objetivo de fortalecer o impacto cultural e econômico das redes colaborativas brasileiras.
O projeto inclui uma atrativa premiação: mais de R$ 10,5 mil em prêmios serão distribuídos. Cada oficina oferecerá R$ 3,5 mil para a melhor solução desenvolvida pelos participantes durante as aulas.
Desafio criativo e programação especial
Entre os dias 25 e 28 de novembro, os inscritos terão o desafio de criar uma proposta inédita para o setor da economia criativa. As inscrições são realizadas através de formulário disponível nas redes sociais do grupo.
Os candidatos passarão por análise de perfil, e o resultado será divulgado nesta sexta-feira (21). Os selecionados receberão por e-mail o link de acesso ao grupo oficial do projeto.
A programação será encerrada no dia 29 com o "Encontrão das Redes", que reunirá todos os participantes para uma feira de produtos de empreendedores locais, além de roda de conversa, painel, bate-papo, palestra, mostra audiovisual e apresentações culturais e artísticas.