
A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (20/10) mais uma redução no preço da gasolina para as distribuidoras, uma medida que deve chegar rapidamente aos postos de combustível e aliviar o bolso dos consumidores.
Quanto caiu o preço da gasolina?
Segundo a estatal, o preço médio de venda da gasolina A para as distribuidoras terá redução de R$ 0,11 por litro. A nova tabela entra em vigor nesta terça-feira (21/10).
Quais regiões do RJ serão impactadas?
A queda no preço deve beneficiar principalmente quatro regiões do estado do Rio de Janeiro:
- Região dos Lagos
- Região Serrana
- Norte Fluminense
- Noroeste Fluminense
Como funciona o repasse aos postos?
É importante entender que a redução anunciada pela Petrobras é no preço para as distribuidoras. O repasse completo aos consumidores finais depende de vários fatores, incluindo:
- Margem de lucro das distribuidoras
- Tributos estaduais e federais
- Margem dos postos de combustível
- Concorrência local
Especialistas do setor afirmam que, em geral, as reduções da Petrobras costumam ser repassadas rapidamente aos postos, especialmente em regiões com boa concorrência entre os revendedores.
Contexto do mercado de combustíveis
Esta é a segunda redução consecutiva nos preços da gasolina anunciada pela Petrobras em outubro, refletindo a tendência de baixa nos preços internacionais do petróleo e do biocombustível.
A medida chega em um momento importante para a economia fluminense, onde o custo dos combustíveis tem impacto direto no transporte de passageiros, no setor de serviços e no bolso das famílias.