As agências bancárias, dos Correios e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão horários especiais e fechamento total nos próximos feriados de Natal e Ano-Novo. A informação foi confirmada pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e pelas próprias instituições, que orientam a população sobre o funcionamento e alternativas para os dias de recesso.
Datas de fechamento e horários reduzidos
As agências não abrirão nas quintas-feiras, 25 de dezembro e 1º de janeiro, datas dos feriados de Natal e Confraternização Universal. Além disso, os bancos também permanecerão fechados na quinta-feira, 31 de dezembro, conforme comunicado da Febraban.
No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o atendimento nos bancos será em horário reduzido. Nas regiões que seguem o horário de Brasília, as portas estarão abertas das 9h às 11h. Nos estados com outros fusos horários, o expediente será das 8h às 10h, conforme o horário local.
Já as agências do INSS funcionarão apenas até as 13h nos dias 24 e 31 de dezembro, também com atendimento reduzido. Nos dias 26 e 30 de dezembro, e em 2 de janeiro, todas as instituições retomam o expediente normal.
Impacto em pagamentos e serviços
As compensações bancárias, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED), não serão processadas nos dias 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro. Contas de consumo com vencimento nesses feriados poderão ser quitadas no primeiro dia útil seguinte, sem acréscimo de multa.
No entanto, é preciso atenção com tributos e impostos. O pagamento de taxas governamentais deve ser antecipado, pois não há prorrogação automática. "Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento", explica Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de serviços da Febraban.
Uma boa notícia é que o sistema Pix, de transferências instantâneas, funcionará normalmente em todos os dias, inclusive nos feriados.
Alternativas digitais e canais de atendimento
As instituições reforçam a recomendação para que a população utilize os canais digitais durante o período. A Febraban orienta o uso de meios eletrônicos como alternativa às áreas de autoatendimento das agências físicas.
Por meio do internet banking e aplicativos, é possível realizar uma série de operações, como:
- Fazer transferências entre contas
- Pagar contas e boletos
- Consultar saldo e extrato
- Agendar pagamentos de títulos com código de barras
Boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA). Os serviços de banco por telefone e a rede de correspondentes bancários também estarão disponíveis como opção.
Os Correios informam que não haverá entregas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, mas seus canais digitais funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. O atendimento ao público pode ser feito pelo site oficial, telefones (4003-8210 e 0800-881-8210), WhatsApp (11 4003-8210) ou chatbot. Endereços e horários das agências físicas podem ser consultados no site de busca da empresa.
Para facilitar o planejamento, confira abaixo um resumo dos horários de funcionamento:
Bancos:
- 24/12 (quarta): Horário reduzido (9h-11h em Brasília / 8h-10h em outros fusos)
- 25/12 (quinta): Fechado
- 26/12 (sexta): Normal
- 31/12 (quinta): Fechado
- 01/01 (quinta): Fechado
- 02/01 (sexta): Normal
Correios:
- 24/12 (quarta): Funcionamento normal (sem entregas nos dias 25 e 01/01)
- 25/12 (quinta): Fechado
- 26/12 (sexta): Normal
INSS:
- 24/12 (quarta): Atendimento até 13h
- 25/12 (quinta): Fechado
- 26/12 (sexta): Normal
- 31/12 (quinta): Atendimento até 13h