Preços do etanol mantêm alta em SP há mais de um mês, aponta Cepea
Etanol com alta há mais de um mês em São Paulo

Os preços do etanol seguem firmes no estado de São Paulo há mais de um mês, segundo análises recentes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP em Piracicaba.

Altas consistentes nos dois tipos de etanol

Entre os dias 17 e 21 de novembro, o Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado para São Paulo fechou em R$ 2,8554 por litro, valor líquido de impostos como ICMS e PIS/Cofins. Este valor representa uma alta de 1,13% em comparação com o período anterior.

Para o etanol anidro, o cenário foi similar. O indicador encerrou a R$ 3,2434 por litro, também livre de impostos, registrando elevação de 1,05% na mesma base de comparação.

Fatores que sustentam os preços

De acordo com os analistas do Cepea, o suporte aos preços continua vindo principalmente da postura firme dos vendedores, aliada à baixa oferta do produto e à proximidade do encerramento da safra 2025/26.

Embora a semana passada tenha começado com menos movimento em São Paulo, as chuvas em algumas regiões paulistas limitaram a oferta e deram força adicional aos preços. Em Mato Grosso do Sul, no entanto, o ritmo de negócios foi mais intenso.

Os compradores, por sua vez, mostraram menor interesse, especialmente devido às maiores aquisições fechadas em semanas anteriores.

Contexto de demanda e oferta

Com demanda aquecida, o volume de etanol hidratado vendido pelas usinas paulistas quase dobrou no início de outubro comparado com a semana anterior. Os pesquisadores do Cepea destacam que, nos últimos três anos, a quantidade comercializada de hidratado cresceu de setembro para outubro.

Neste ano especificamente, os compradores também estão atentos aos menores estoques nas usinas frente aos de 2024, contexto que pode estar estimulando os negócios neste mês.

Os valores ofertados por usinas para novos lotes atraíram distribuidoras, mantendo o mercado aquecido apesar das flutuações observadas ao longo do ano.