Festa da Banana e Agroshow em Caroebe reúne 40 produtores rurais
Festa da Banana em Caroebe reúne 40 produtores

A tradicional Festa da Banana de Caroebe chegou à sua 11ª edição com uma novidade significativa: a diversificação da produção local. O evento, que tem como carro-chefe o cultivo de banana, reuniu 40 produtores rurais de seis associações diferentes, incluindo a Associação dos Produtores de Banana (Asproban).

Diversificação como estratégia de sobrevivência

Os agricultores de Caroebe decidiram expandir suas opções de produtos neste ano, levando para a feira frutas como mamão, caju e coco, além de derivados processados. A produtora Rosana Maria da Silva, de 49 anos, participa do evento desde o ano passado e desta vez inovou em sua bancada com doces que aprendeu a preparar em oficinas da Asproban.

"Aqui nada se perde. Banana, mamão, caju, coco. Tudo a gente aproveita. Assim dá para garantir uma renda extra e mostrar nosso trabalho para mais pessoas na feira", contou Rosana, que espera por novas oficinas para ampliar ainda mais suas opções de renda.

Desafio do moko da bananeira impulsiona mudanças

Por trás da diversificação está uma preocupação real dos produtores: o avanço do moko da bananeira, uma praga bacteriana causada pela Ralstonia solanacearum que tem devastado lavouras nas vicinais 35, 29 e 31 do município.

O agricultor Ivan Cândido da Silva, integrante da Asproban, explicou a gravidade da situação: "A doença é muito preocupante. Não tem tratamento, não tem remédio, e está devastando muitas lavouras. Pode se espalhar por todo o município". A busca por alternativas tornou-se questão de segurança para os produtores locais.

Meta ambiciosa e fortalecimento da economia local

A Caroebe AgroShow, parte integrante do evento, montou um pavilhão dedicado ao empreendedorismo rural com bancas para comercialização dos produtos colhidos nas últimas semanas. A organização estima fechar R$ 14 milhões em contratos durante o evento, que segue até sábado (29).

Promovido pela prefeitura de Caroebe em parceria com o Sebrae, o evento busca fortalecer a economia local não apenas através da banana, mas também destacando o crescimento de outras culturas na região, como:

  • Cacau
  • Açaí
  • Castanha
  • Pecuária

Moradores como Francisco Ribeiro de Souza, que vive em Caroebe há quase 30 anos, têm visitado a feira para conhecer a nova estrutura e serviços disponíveis. "Tem muita coisa que eu não conhecia. Produção, vendas, financiamento. Isso a gente não tinha antes", relatou.

Mesmo com uma programação musical que incluiu shows da dupla sertaneja João Bosco & Vinícius, Raí Saia Rodada e da banda Cavaleiros do Forró, os verdadeiros protagonistas da festa continuam sendo os agricultores familiares, que buscam novas formas de movimentar a economia local frente aos desafios do setor.