EUA vão reduzir tarifas de café, anuncia Trump; Brasil é maior exportador
EUA vão reduzir tarifas de café, anuncia Trump

Anúncio de Trump promete alívio nos preços do café nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que reduzirá as tarifas de importação sobre o café em um futuro muito próximo. A informação foi confirmada pelo secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, após o anúncio inicial feito por Trump em entrevista ao programa The Ingraham Angle, da Fox News, na terça-feira, 11 de novembro de 2025.

Detalhes da medida e impacto no mercado

Durante a entrevista, Trump afirmou que o processo de redução das tarifas será rápido e facilitado, classificando-o como um "processo cirúrgico bonito de se ver". O objetivo declarado é reduzir os preços para o consumidor norte-americano de produtos não cultivados localmente, como café e bananas.

Scott Bessent, em aparição no programa Fox and Friends na quarta-feira (12), reforçou o compromisso, dizendo que os americanos verão "anúncios substanciais" nos próximos dias. Ele previu que os preços cairão "muito rapidamente" e que a percepção da economia deve melhorar no primeiro semestre de 2026.

Brasil na expectativa pelo anúncio oficial

Até 2024, os Estados Unidos se mantinham como um dos principais destinos do café brasileiro e o maior importador de cafés especiais do Brasil. As vendas anuais giravam em torno de 2 milhões de sacas, gerando uma receita superior a US$ 550 milhões.

De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), o café do Brasil responde por mais de 30% do mercado norte-americano, sendo o país o principal exportador do produto para os EUA, destino de 16% de todo o café exportado pelo Brasil.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Itamaraty foram contactados e aguardam uma declaração oficial do governo dos Estados Unidos para se posicionarem sobre o assunto.